Winamp está de volta! Será o regresso do rei!?

Ainda se lembra do Winamp? Um dos leitores de ficheiros MP3 mais populares de sempre? Pois bem, com as mudanças na indústria, que levou a grande maioria dos utilizadores a preferir serviços de streaming de conteúdo multimédia, em vez do download de música para os seus aparelhos eletrónicos, o leitor MP3 acabou por ser abandonado em 2013.

No entanto, em 2018, começaram a existir alguns rumores de que a equipa se tinha reunido, e que o Winamp poderia mesmo fazer um ‘comeback’. Pois bem, quase 4 anos depois, eis que temos o primeiro grande lançamento do novo e renovado leitor! Se quiser experimentar, o Winamp 5.9 RC já está disponível para download.

Winamp está de volta! Será o regresso do rei!?

Portanto, o Winamp 5.9 RC1 Build 9999 vem cheio de mudanças, onde podemos incluir um port para o Visual Studio 2019, bibliotecas atualizadas, compatibilidade com o Windows 11, novos codecs, etc…

Nas palavras da própria equipa, “isto é o culminar de 4 anos de trabalho, de duas equipas diferentes, e de um período pandémico pelo meio.”

Pois bem, em boa verdade, o utilizador comum não vai ver grandes diferenças entre este Winamp e velha versão 5.8. Afinal, a parte mais complicada do trabalho foi mesmo a migração entre o VS2008 e o novo VS 2019. Mas… Isto também significa que a partir daqui, em que tudo funciona nos tempos modernos, existe muito espaço para melhorar, e talvez até revolucionar.

É inegável que o Winamp tem um espaço no coração de qualquer entusiasta agora trintão ou quarentão. Mas também é verdade que nunca irá chegar aos níveis de popularidade do passado. Os tempos de sacar músicas no eMule, Kazaa ou Limewire estão muito longe, e por isso mesmo, o Winamp talvez devesse ter ficado quietinho no passado. Afinal de contas, não creio que muitos utilizadores vão largar o Spotify, Apple Music, ou Tidal, para voltar aos bons velhos tempos da música MP3.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Saudades dos tempos do Winamp? Era tudo mais simples, ou pelo menos mais barato? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Windows 11 22H2: a nova versão chega a 20 de Setembro!

Quem andava ansioso pela nova versão do Windows 11,...

Para estar seguro não basta apagar o histórico do Chrome!

Pelas mais variadas razões podemos ter necessidade de apagar...

Android: resolva agora os problemas mais comuns!

O Android é um sistema operativo muito intuitivo, fiável...

Como ter três meses de Spotify totalmente grátis!

Ninguém gosta de passar ao lado de uma boa...

Sony quer acabar com a câmera frontal! Saiba como!

Enquanto a tecnologia de câmera frontal escondida continua a...
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.