Wikipedia: é uma surpresa o que as pessoas procuraram em 2023!

O que é que Taylor Swift, Andrew Tate e Robert Oppenheimer têm em comum? Estão entre os artigos mais pesquisados na Wikipédia este ano. A plataforma partilhou uma informação que revela os tópicos que mais interessaram às pessoas. Veja o que as pessoas procuraram em 2023 na Wikipedia.

Wikipedia: é uma surpresa o que as pessoas procuraram em 2023!

A página sobre o ChatGPT foi o artigo mais visto, com mais de 49 milhões de visualizações, na sequência do seu ano de estreia que suscitou curiosidade e preocupação em todo o mundo.

Bing Chat Chrome, lei da IA, chatGPT. ChatGPT emprego, utilize o ChatGPT

A curiosidade e a preocupação também contribuíram para o segundo artigo da Wikipédia mais visto do ano: “Mortes em 2023”, que teve mais de 42 milhões de visualizações.

Entretanto os temas deste ano incluem mais pesquisas cinematográficas do que nos anos anteriores, com Oppenheimer e Barbie em quinto e 13º lugar, respetivamente.

versão do filme da Barbie

A série e os filmes da HBO “The Last of Us“, “Avatar” e “Guardiões da Galáxia 3” também entraram na lista dos 25 mais procurados, ocupando os 11º, 20º e 23º lugares.

Curiosamente o filme indiano “Jawan” venceu-os a todos em oitavo lugar.

O desporto também esteve em destaque este ano, com as estrelas do futebol Cristiano Ronaldo e Lionel Messi na lista.

Mas as pessoas interessaram-se por temas mais sérios, como a invasão russa da Ucrânia e dos Estados Unidos, que ficaram em 24º e 18º lugar.

“Os artigos da Wikipédia mais vistos de 2023 contam a história de si e da sociedade em geral que procuram conhecimento sobre o nosso mundo em constante mudança na maior enciclopédia do mundo”, partilhou a plataforma num comentário.

Outro dado interessante é que o polémico Andrew Tate está em último lugar, com mais de 12 milhões de visualizações de páginas, provavelmente devido às suas numerosas investigações criminais.

Tate está atualmente acusado de violação, tráfico de seres humanos e formação de um grupo criminoso para explorar mulheres em 2022.

O falecido Matthew Perry foi pesquisado mais de 16 milhões de vezes na Wikipédia. A maior parte das visualizações de páginas surgiram após a morte da estrela de Friends em outubro, quando encontrado sem reação na sua banheira de hidromassagem. Tinha 54 anos quando morreu.

Outra morte de uma celebridade ficou em 22º lugar – Lisa Marie Presley, com mais de 22 milhões de visualizações. Presley também tinha 54 anos quando morreu de paragem cardíaca em janeiro.

Mas a lista de celebridades não é só desgraça e tristeza.

Assim Taylor Swift, a Personalidade do Ano da Time, ocupa o 12º lugar com mais de 19 milhões de visualizações.

De acordo com a Wikimedia Foundation, esta lista dos 25 primeiros foi criada com base nos dados da Wikipédia de 28 de novembro.

Entretanto os números da organização sem fins lucrativos para o ano inteiro serão atualizados a 3 de janeiro de 2024.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.