Hoje em dia temos dezenas de dispositivos ligados à Internet nas nossas casas. É verdade que facilitam muito a nossa vida. No entanto há outro lado. É que muitos deles são surpreendentemente alvos fáceis para os criminosos. Sem a devida proteção, estes aparelhos põem em risco a sua privacidade e segurança. Para que não seja apanhado desprevenido estes são os dispositivos mais vulneráveis que tem em casa.
Routers Wi-Fi
Se há um dispositivo na sua casa que o pode deixar em perigo, é o seu router Wi-Fi. E isso porque o seu router liga todos os seus dispositivos à Internet. Um router comprometido pode dar aos criminosos um acesso a todos os dispositivos da sua rede, desde o seu computador portátil ao seu frigorífico inteligente.
Duas vulnerabilidades comuns dos routers Wi-Fi são um firmware desatualizado e a utilização de credenciais de início de sessão predefinidas.
Para proteger o seu router, certifique-se de que o firmware está sempre atualizado. Em seguida, altere as credenciais de início de sessão predefinidas para algo forte e único. Utilize uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.
A encriptação também é importante. Active a encriptação WPA3 se o router a suportar – ou, pelo menos, WPA2 – para proteger a sua rede contra o acesso não autorizado.
Câmaras de segurança
As câmaras de segurança inteligentes destinam-se a proteger a sua casa, mas podem fazer o contrário se não estiverem seguras. Tal como acontece com os routers Wi-Fi, o firmware desatualizado e as palavras-passe predefinidas são as principais vulnerabilidades das câmaras. Os utilizadores mal intencionados exploram estas fraquezas para aceder a imagens em direto, desativar dispositivos ou até usá-los como porta de entrada para toda a sua rede.
Para bloquear tudo, comece por alterar as palavras-passe predefinidas e ativar a autenticação de dois factores (2FA), se disponível. Certifique-se de que o firmware da sua câmara está sempre atualizado, uma vez que os fabricantes lançam frequentemente correcções para vulnerabilidades recentemente descobertas.
Altifalantes inteligentes e assistentes de voz
As colunas inteligentes e os assistentes de voz, como a Alexa e o Assistente da Google são incrivelmente práticos. No entanto, estes dispositivos estão sempre a ouvir e podem também representar um risco de segurança.
Há um limite para o que pode fazer para proteger o seu altifalante inteligente – especialmente quando se trata de uma vulnerabilidade do fabricante. No entanto, pode minimizar o risco revendo as permissões do dispositivo e desactivando funcionalidades como a compra por voz ou o acesso remoto.
Outra coisa que pode fazer é ter cuidado ao ligar aplicações ou serviços de terceiros ao seu assistente de voz, uma vez que estes podem introduzir vulnerabilidades.
Smart TVs
A sua smart TV também pode ser uma porta de entrada para quem quer deitar a mão aos seus dados. Muitas smart TVs recolhem dados sobre os seus hábitos de visualização e, se forem pirateadas, podem tornar-se um portal para os atacantes se infiltrarem na sua rede doméstica. Algumas smart TVs até vêm com câmaras e microfones incorporados, que podem ser explorados para espionagem se não estiverem devidamente protegidos.
Agora já sabe quais os dispositivos mais vulneráveis que tem em casa.