Wi-Fi 8 não aposta na velocidade. Apenas na consistência!

A velocidade teórica de alguns dos padrões mais recentes da indústria já é obviamente surpreendente. Aliás, a grande maioria dos consumidores não chega sequer a uma fração do potencial máximo dos seus routers.

Por exemplo, apesar de ser impressionante ver uma DIGI a entrar em Portugal a prometer uma ligação de 10 Gbps por apenas 15€ mensais. A realidade é que provavelmente nem 1% dos consumidores iria ser capaz de aproveitar essa velocidade em casa.

Por isso, a pesar do facto de ser necessário andar para a frente com a tecnologia. O foco deixou de ser a velocidade.

Wi-Fi 8 não aposta na velocidade. Apenas na consistência!

rede Wi-Fi Mesh, diferença entre modem e router, Wi-Fi HaLow, ligado à Internet, Wi-Fi 7 chegou, Internet sem fios falhar, ligações Wi-Fi interrompidas, Wi-Fi 7 rápido, colocar o router Wi-Fi, Wi-Fi do café, utilizar Internet às escondidas, interferências no router, ligado ao Wi-Fi mas sem Internet, velocidade de internet em casa, Wi-Fi lentidão, melhorar a ligação à rede Wi-Fi, Telemóvel a dar problemas com o Wi-Fi, truques rede Wi-Fi, ligado à sua rede Wi-Fi, Rede Wi-Fi problemas, afetam a rede Wi-Fi, sítio ideal para o router Wi-Fi, funções do Router Wi-Fi

Portanto, o padrão que vai servir de base aos muitos routers Wi-Fi 8 do futuro não promete mais velocidade. Esta vai continuar a ser exatamente a mesma que podemos encontrar nos já normais aparelhos baseados na tecnologia Wi-Fi 7. Em vez disso, vamos ter conexões mais estáveis, fiáveis, etc…

De forma mais resumida, a realidade é que a tecnologia sem fios tem de estar em constante evolução. Assim, apesar de o IEEE ainda não ter finalizado e aprovado o WiFi 7, o que vem a seguir já está a ser desenvolvido. A norma WiFi 8, oficialmente conhecida como IEEE 802.11bn, deverá ser lançada apenas em setembro de 2028. Porém, sem novidades na velocidade.

Assim, o Wi-Fi 8 (802.11bn) vai ser quase idêntico ao Wi-Fi 7 (802.11bn). A largura de banda máxima de canal canal vai ficar nos 320MHz, com um límito físico de 23 Gbps. Porém, mesmo no máximo das capacidades da tecnologia, o limite prático é mais ou menos 20% mais baixo face aos valores dados. Ou seja, cerca de 20 Gbps.

Em suma, a principal diferença vai estar na eficiência.

O novo padrão, em vez de se concentrar na velocidade, que (quase) ninguém consegue alcançar em condições normais nos tempos que correm, vai focar-se na eficiência e fiabilidade. Ou seja, se por ventura já fez um teste de velocidade à sua rede WiFi, deve ter reparado que, por vezes, a velocidade de transferência é muito irregular. Com picos de velocidade durante um segundo, e logo a seguir a cair, para o resultado final ser no fundo uma média das muitas flutuações que aconteceram durante o teste. O objetivo é baixar estes “picos”, ao tornar a onda mais retilínea.

Além disto, o plano atual é ter uma rede WiFi capaz de suportar redes com uma capacidade mínima agregada de 100 Gbps. O suficiente para suportar várias ligações de velocidade gigabit através de um único router.

Porém, até 2028, muita coisa pode acontecer. É esperar!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Lê também

Carregar carros elétricos na rua é… Um autêntico roubo!

Como já dissemos várias vezes ao longo deste ano,...

Google Fotos ou iCloud no iPhone. Quem ganha?

Se tens um iPhone, há uma decisão que eventualmente...

Detesto ter de andar com dinheiro em 2025. Parvoíce!

Hoje foi um daqueles dias que pura e simplesmente...

Lembras-te de andar com o rádio do carro na mão para não roubarem?

Só de pensar nisso dá logo aquele flashback: anos...

Os mini desumidificadores do Aldi são um achado… ou um trambolho?

Os mini desumidificadores como o do Aldi são exatamente...