Wi-Fi 7 está a chegar e é cinco vezes mais rápido que o Wi-Fi 6

O entusiasmo à volta do 5G pode ter diminuído, mas o mundo das redes domésticas está pronto para sofrer uma revolução. Já há algum tempo que sabemos da existência do Wi-Fi 7. No entanto a Wi-Fi Alliance não disse muito sobre quando será lançado. Agora foi anunciado que a nova norma Wi-Fi 7 concluirá as suas fases finais de preparação no início de 2024.

Wi-Fi 7 está a chegar e é cinco vezes mais rápido que o Wi-Fi 6

Conforme relatado no Tom’s Hardware, o Wi-Fi 7 finaliza-se e chega no primeiro trimestre de 2024. Os dispositivos que suportam Wi-Fi 7 já se vendem há alguns meses, mas assim que a tecnologia chegar oficialmente, os utilizadores poderão finalmente aproveitar a potência não utilizada nos seus adaptadores Wi-Fi.

Mas eis o que disse a Wi-Fi Alliance. “O Wi-Fi CERTIFIED 7, baseado na tecnologia IEEE 802.11be, estará disponível antes do final do primeiro trimestre de 2024. Os dispositivos Wi-Fi 7 estão a entrar no mercado atualmente e o Wi-Fi CERTIFIED 7 facilitará a interoperabilidade mundial. Por outro lado, proporcionará um desempenho Wi-Fi avançado à próxima era de dispositivos ligados.”

wi-fi, Wi-Fi 7 rápido

Então o que distingue o Wi-Fi 7? Para começar, pode atingir uma velocidade máxima de 40 Gbps. Ou seja, muito mais rápida do que a velocidade máxima de 9,6 Gbps do Wi-Fi 6. Isto consegue-se através de uma nova banda de frequência de 6 GHz. Assim junta-se às bandas mais familiares de 2,4 GHz e 5GHz. O Wi-Fi 7 também melhora algumas das tecnologias de velocidade de ligação que o Wi-Fi 6 introduziu, produzindo velocidades que são alegadamente 4,8 vezes mais rápidas do que o Wi-Fi 6.

Se tiver um dispositivo compatível com Wi-Fi 7, este está atualmente a utilizar uma versão “draft” da norma. Se estiver a utilizá-lo para uso doméstico, não deverá notar qualquer diferença de desempenho em relação a um dispositivo que utilize uma versão “finalizada” da norma. Entretanto o seu dispositivo deverá receber uma atualização de firmware para o atualizar. Portanto, se não consegue esperar para experimentar a nova geração de Wi-Fi, porque não comprar um router Wi-Fi 7 e preparar-se para o seu lançamento?

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.