WhatsApp Web: agora vai precisar da cara ou do dedo para usar!

Temos falado muito do WhatsApp nos últimos tempos mas não propriamente pelas melhores razões. As pessoas estão preocupadas com os seus dados e como tal esta plataforma está a apostar em novas formas de mostrar às pessoas que estão seguras. A propósito disto hoje chegou uma novidade muito interessante e que garante ainda mais a segurança dos utilizadores. É que agora o cliente de PC do WhatsApp e a interface web necessitam de uma autenticação biométrica do utilizador para funcionarem. Isto foi reportado na página oficial do WhatsApp, no Twitter e também na página de suporte. Basicamente vai precisar da cara ou do dedo para utilizar o WhatsApp Web.

WhatsApp Web: agora vai precisar da cara ou do dedo para usar!

Lembro que, para PCs e browsers, o WhatsApp não tem um cliente autónomo completo. Dito isto, o WhatsApp permite que apenas um dispositivo se ligue a uma conta. Ora as versões para desktop e browser do WhatsApp podem funcionar apenas em conjunto com a aplicação em execução no smartphone, “espelhando-a”.

WhatsApp Web cara

Para se ligar e iniciar uma sessão no WhatsApp Web ou no WhatsApp para computadores, é necessário lermos um código QR. Até agora, isto era o suficiente. No entanto, agora é necessária, em primeiro lugar, uma autenticação biométrica no Android e no iPhone. Ou seja, através de um leitor de impressões digitais ou do sistema de reconhecimento facial. Depois disso, é que pode digitalizar o código QR.

Mas e se não tiver nenhuma autenticação ativa no smartphone?

Nesse caso este sistema fica desativado. Ou seja, fica tudo como antes. Isto só é válido para quem utiliza alguma identificação biométrica no smartphone.

Vale a pena usar autenticação biométrica?

Sempre que possível sim. Assim é na teoria mais seguro e pode evitar que as pessoas consigam fazer determinadas atividades no seu smartphone sem a sua autorização. Claro que nos tempos que correm a autorização facial não é algo muito fácil.

Entretanto e já que falamos do WhatsApp Web veja aqui como funcionam as chamadas de áudio e vídeo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados