WhatsApp: Telegram e Signal podem seguir o mesmo caminho!

A questão de privacidade do WhatsApp que abrange toda a plataforma, desde o WhatsApp Web às apps nos dispositivos móveis levou a uma fuga em massa para outros sistemas concorrentes. Quem ganhou com isto foi o Telegram e também o Signal. De facto, o Telegram até conseguiu o feito de chegar ao primeiro lugar no TOP de apps mais descarregadas, pelo menos na Play Store. É verdade que a maioria dos rumores acerca do WhatsApp não são verdadeiros. Mas mal as pessoas começaram a ouvir falar na partilha de dados com o Facebook, tiveram logo vontade de fugir. O problema é que o Telegram e o Signal podem seguir o mesmo caminho do WhatsApp.

Telegram e Signal podem seguir o mesmo caminho do WhatsApp!

As plataformas alternativas ao WhatsApp receberam um número extraordinário de utilizadores. Claro que isto é excelente para elas. O problema é que esse crescimento pode desencadear o mesmo problema que atingiu o WhatsApp. Como é que o Telegram e o Signal vão tornar o serviço mais lucrativo?

telegram

O problema da comunicação no WhatsApp

O WhatsApp quis ser mais claro com as pessoas acerca da política de privacidade. O problema é que mal interpretado. Na prática nada muda para os utilizadores comuns. Seja como for esta plataforma quer mais tempo para explicar. Assim em vez das mudanças terem lugar já no dia 8 de Fevereiro, entram em vigor apenas no dia 15 de Maio. O problema é que agora estamos numa verdadeira caça às bruxas. Aliás na semana passada falou-se da introdução da autenticação biométrica quando se quisesse associar o WhatsApp ao PC e as pessoas vieram falar de um abuso de privacidade ainda maior. Ou seja, por agora é melhor deixar arrefecer.

WhatsApp Telegram Signal

A popularidade do Signal e do Telegram

O Signal e o Telegram nunca foram tão populares. Para além disso não havendo qualquer ligação ao Facebook as pessoas sentem-se mais seguras. Entretanto estas plataformas também arranjaram bem a casa de modo a que os novos utilizadores se sentissem confortáveis. O Telegram, por exemplo, lançou uma ferramenta que permite importar as conversas do WhatsApp para a app. Já o Signal adicionou wallpapers e stickers animados.

No entanto com tantas pessoas a utilizarem estas plataformas, podem chegar problemas…

O site The Verge já referiu que os colaboradores do Signal estão preocupados com o crescimento da plataforma. Por exemplo, os utilizadores podem criar grupos de conversa secretos de até 1000 pessoas e não existe qualquer forma de remover algum utilizador mal intencionado da plataforma.

A utilização para fins ilícitos

Existe a preocupação que estas redes que tiveram agora este crescimento massivo se tornem locais muito perigosos sobretudo pela falta de controlo. Lembram-se do que aconteceu nas eleições americanas? O Twitter e o Facebook estiveram debaixo de fogo por causa do que deixavam partilhar. Já o Parler, uma rede social que começou a ser utilizada por muitos apoiantes de Trump, foi efetivamente destruída quando gigantes como a Google e a Apple recusaram compactuar com algo que permitia a organização de eventos como o que deu origem ao assalto ao Capitólio.

WhatsApp Telegram Signal

Ou seja quando as questões, ou melhor, os problemas começarem a aumentar, o Signal e o Telegram vão ter de colocar políticas em vigor para terem maior controlo sobre as coisas. Não há outra forma infelizmente. A questão do confinamento cá em Portugal ilustra bem o facto de que sem regras ninguém cumpre nada. E mesmo assim, em alguns casos é o que se vê. Ora devido a tudo isto, terão de ser integradas políticas mais fortes de utilização. E como tal é perfeitamente normal que o Telegram e o Signal sigam o mesmo caminho do WhatsApp.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!