WhatsApp ganha mais uma função focada na privacidade!

Sendo uma das aplicações de mensagens mais utilizadas no mundo, os criadores do WhatsApp têm de trabalhar continuamente para manter a aplicação segura. Quer se trate da introdução de conversas encriptadas de ponta a ponta ou de funções como o Chat Lock, a empresa tentou sempre manter a privacidade dos utilizadores no topo. De acordo com uma versão beta recentemente divulgada, o WhatsApp vai ganhar mais uma funcionalidade focada na privacidade!

WhatsApp ganha mais uma função focada na privacidade!

Atualmente, o WhatsApp permite aos utilizadores ocultar a sua imagem de perfil em Definições > Privacidade > Foto de perfil, com opções detalhadas como Todos, Ninguém, os meus contatos e a possibilidade de a ocultar de pessoas selecionadas nos seus contatos. No entanto, de acordo com o WABetaInfo no WhatsApp beta v2.24.4.25, as coisas estão ainda melhores. Ou seja, restringe outros utilizadores (incluindo contatos) de tirar uma captura de ecrã da imagem do perfil.

WhatsApp privacidade

Assim os utilizadores verão uma mensagem de erro a explicar porque é que as capturas de ecrã estão desativadas.

Como refere o WABetaInfo e é lógico, esta proteção integrada contra a captura de ecrã da imagem de perfil não impede que as pessoas utilizem a câmara de outro telemóvel para tirar uma imagem rápida. Também é bastante fácil, neste momento, guardar a imagem do ecrã de um contacto. Isto através do WhatsApp Web, pelo que esta é uma área que os programadores terão de analisar.

- Advertisement -

Parece que o WhatsApp pode ser a primeira das aplicações de mensagens a restringir as capturas de ecrã das imagens de perfil. Embora o Telegram tenha sido muitas vezes usado como inspiração para as adições de funcionalidades do WhatsApp, o primeiro não restringe atualmente as capturas de ecrã das imagens de apresentação. De facto, a aplicação até tem um botão dedicado a Guardar na Galeria, acessível através do menu de três pontos. No entanto, o Telegram permite aos utilizadores limitar quem pode ver a sua imagem de perfil em Definições > Privacidade e Segurança, à semelhança do WhatsApp.

O Signal, por sua vez, não permite que as pessoas guardem diretamente as suas imagens de visualização, mas nada as impede de tirar screenshots.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.