WhatsApp está a criar uma função própria para partilhar ficheiros

O WhatsApp está a trabalhar numa funcionalidade que permite aos utilizadores partilhar ficheiros entre si quando os seus dispositivos estão próximos.

WhatsApp está a criar uma função própria para partilhar ficheiros

De acordo com a WaBetaInfo, a nova funcionalidade de partilha de ficheiros do WhatsApp – semelhante à Quick Share do Android (anteriormente Nearby Share) e ao AirDrop da Apple – está atualmente em desenvolvimento e não está pronta para testes beta. Assim detetou-se na na versão beta do WhatsApp para Android 2.24.2.20, e as capturas de ecrã abaixo mostram como poderá ser quando for amplamente implementada.

Parece que os utilizadores do WhatsApp poderão procurar outros utilizadores nas proximidades, introduzindo a nova opção “Pessoas próximas”. Assim tanto o remetente como o destinatário terão de ter a opção aberta no WhatsApp para iniciar o processo de transferência. Os utilizadores também poderão abrir o WhatsApp e abanar o dispositivo para ver os pedidos de partilha.

Aparentemente, a nova funcionalidade de partilha de ficheiros manterá a informação encriptada de ponta a ponta. Os números de telefone dos utilizadores também serão ocultados para aumentar a privacidade, pelo que poderá partilhar ficheiros confortavelmente com pessoas que não constam da sua lista de contactos.

Tal como a Quick Share, a solução do WhatsApp pode depender de dados móveis e Wi-Fi. Também de Bluetooth, Bluetooth LE e WebRTC para partilha online e offline. No entanto, não podemos afirmar isto com certeza neste momento porque não temos detalhes concretos sobre o novo sistema.

Também não é claro se o novo sistema de partilha do WhatsApp terá ou não restrições de tamanho/tipo de ficheiro/quantidade. Teremos de esperar por mais pormenores quando a funcionalidade chegar oficialmente.

Entretanto seja como for tudo aquilo que possa simplificar a nossa vida é uma boa noticia e como tal a novidade do WhatsApp chega na altura certa. Vai utilizar?

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.