WhatsApp: mensagens que desaparecem vão ficar melhores!

As mensagens que desaparecem são uma funcionalidade cada vez mais utilizada do WhatsApp. No entanto, ainda tem algumas limitações. Neste momento permite que as mensagens desapareçam sete dias depois de serem envidadas. No entanto, o site WABetaInfo descobriu que teremos novidades a chegar em breve.

WhatsApp: mensagens que desaparecem vão ficar melhores!

Assim, o WhatsApp parece estar a testar uma novidade que permite às mensagens desaparecerem 24 horas depois de terem sido enviadas. Esta função tem estado em desenvolvimento há um mês e apesar das imagens que chegaram à Internet mostrarem apenas os testes num iPhone, vai chegar aos Android também. No entanto, não se sabe ao certo quando é que esta nova versão vai estar disponível para todos.

WhatsApp mensagens desaparecem

Este tipo de função foi popularizada pelo Snapchat. Entretanto o Signal e o Telegram também já disponibilizam esta função.

Quando o WhatsApp lançou esta novidade no ano passado, falou-se que iria começar com sete dias. No entanto, ficou também claro que existiriam outras opções mais à frente. Ou seja, novas janelas de tempo. Isto tanto para as conversas, como para os conteúdos que incluem, ou seja, fotografias e vídeos.

Apesar desta função ser muito útil ela precisa de ser trabalhada…

Esta novidade ainda está a anos-luz do que os concorrentes oferecem. Por exemplo, o Signal e o Telegram têm tempo de expiração personalizável para as mensagens. Variam entre alguns segundos até uma semana. No caso da funcionalidade do WhatsApp, só desaparecem depois de sete dias, embora isto vá mudar.

Outro problema é que apesar de esta funcionalidade eliminar as mensagens ao fim de algum tempo, os conteúdos multimédia que enviarmos desta forma são guardados à mesmo na galeria da pessoa e de forma automática. Para que isto não aconteça é necessário que as pessoas antes de receberem as mensagens desativem o download automático dos anexos. Claro que isto é ridículo e ninguém o vai fazer, a não ser que necessite por questões de espaço de armazenamento.

Mas há mais. É que se respondermos a uma mensagem que já expirou ela vai voltar a aparecer e isto é igualmente estranho. Mas há ainda mais um problema. As mensagens são incluídas nas cópias de segurança e isto não devia acontecer.

Então o que deve o WhatsApp fazer?

Bem, através do sistema operativo, impedir a captura de ecrã. O que acontece por exemplo quando estamos a usar a navegação anónima nos browsers.

Também impedir a colocação de fotos enviadas neste tipo de mensagens na galeria.

Para além disso não deviam ser incluídas no backup.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também