Alerta WhatsApp: as mensagens que apaga não desaparecem!

O WhatsApp é sem dúvida uma excelente aplicação de comunicação, mesmo apesar das mais recentes polémicas. Funciona extremamente bem, tem diversas funcionalidades e é raro encontrar alguém que não o use. Para além disso permite realizar conversas por chat, vídeo ou voz, inclusivamente em grupo, o que dá bastante jeito nesta altura de confinamento. Dito isto, é ideal para conversar. Mas é preciso ter muito cuidado com o que é dito. Ou seja, não diga nada que possa ser usado contra si. É que as mensagens que apaga no WhatsApp não são mesmo apagadas. Como tal podemos, mais tarde, ser vítimas de chantagem. Quem lança o alerta é a FIA, que é uma agência governamental paquistanesa.

WhatsApp: as mensagens que apaga não desaparecem!

Isto foi revelado no Twitter e sem rodeios como refere o site GeoNews. A mensagem principal é “evite enviar mensagens que pode querer apagar mais tarde”. Entretanto refere também que é possível recuperar mais tarde as mensagens. Mesmo em caso de eliminação! Escusado será dizer que isto pode levar a muitos problemas. Especialmente quando temos a tendência de dizer coisas de cabeça quente.

WhatsApp mensagens apagadas

Numa altura em que as pessoas já estão de malas e bagagens apontadas para o Signal e o Telegram isto é mais uma má notícia para o WhatsApp.

A questão de privacidade do WhatsApp que abrange toda a plataforma, desde o WhatsApp Web às apps nos dispositivos móveis levou a uma fuga em massa para outros sistemas concorrentes. Quem ganhou com isto foi o Telegram e também o Signal. De facto, o Telegram até conseguiu o feito de chegar ao primeiro lugar no TOP de apps mais descarregadas, pelo menos na Play Store. O problema é que o Telegram e o Signal podem seguir o mesmo caminho do WhatsApp.

As plataformas alternativas ao WhatsApp receberam um número extraordinário de utilizadores. Claro que isto é excelente para elas. O problema é que esse crescimento pode desencadear o mesmo problema que atingiu o WhatsApp. Como é que o Telegram e o Signal vão tornar o serviço mais lucrativo? Pode ler mais sobre isto aqui.

Entretanto o que acha disto? Assim conte-nos tudo nos comentários!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub