WhatsApp: finalmente chegou a função de segurança que faltava!

O WhatsApp tem estado a lançar novas funções a um grande ritmo. São exemplo disso o envio de fotos e vídeos com alta-qualidade, suporte para multi-dispositivos, nova interface para chamadas em grupo e fotos que desaparecem. Todas elas são muito úteis mas não garantem propriamente a segurança do utilizador. No entanto, tudo vai mudar. É que depois do WhatsApp estar a trabalhar na encriptação das cópias de segurança que ficam guardadas online, eis que as cópias locais também vão estar protegidas. De facto, é a função de segurança que faltava no WhatsApp! Sinceramente valia de muito pouco as conversas estarem encriptadas quando o histórico não estava.

WhatsApp: finalmente chegou a função de segurança que faltava!

É verdade que o WhatsApp já disponibiliza encriptação ponto-a-ponto para as conversas desde 2014. No entanto isto não estava disponível para as cópias de segurança. Agora tudo mudou e o WhatsApp já está a testar a criação de backups encriptados no Google Drive e no iCloud. Entretanto e para não ficarem pontas soltas o site WABetainfo refere que o mesmo nível de proteção será garantido nas cópias locais.

WhatsApp função segurança

Isto vai impedir que as pessoas consigam aceder ao nosso histórico de conversas. O mesmo com os ficheiros multimédia. Para além disso também será possível gerar uma chave de encriptação de 64-bit em vez de uma password. Mas não se esqueça do que escolheu. É que da próxima vez que quiser restaurar a cópia de segurança terá de introduzir a palavra passe. Caso não se lembre, então não vai conseguir aceder ao histórico. E não há qualquer hipótese de recuperação.

WhatsApp função segurança

A nova função de encriptação está a chegar de forma gradual para todos os utilizadores. No entanto ainda só muito poucos é que a receberam. É que ela teve de ser parada temporariamente devido a problemas de conetividade.

 

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!