WhatsApp e Instagram vão-se juntar mas parece uma má ideia!

Sendo a aplicação de mensagens instantâneas mais popular do mundo, é de esperar que o WhatsApp esteja sempre a abrir caminho com novas funcionalidades que as aplicações rivais adoptam. No entanto, normalmente não é esse o caso e, por vezes, o WhatsApp chega com muitos anos de atraso para adicionar funcionalidades inspiradas no Telegram. No entanto, o que importa é que essas novidades façam sentido. Entretanto, como é possível ver pela mais recente, em que o WhatsApp e Instagram se vão juntar, nem sempre é o caso.

WhatsApp e Instagram vão-se juntar mas parece uma má ideia!

O Instagram é uma aplicação popular. De facto é das melhores aplicações de redes sociais no Android. Historicamente, recebeu várias funcionalidades muito antes do WhatsApp. Por exemplo, os utilizadores do Instagram foram dos primeiros a adotar as actualizações de histórias ao estilo do Snapchat. Isto em 2016, mas o WhatsApp só as adoptou em 2017. Embora ambas as aplicações sejam amplamente agrupadas como ferramentas de redes sociais, as pessoas utilizam estas aplicações para fins diferentes. O Instagram pode ser utilizado para estabelecer ligações com conhecidos e amigos, ao mesmo tempo que segue influenciadores das suas áreas de interesse. Por seu lado, o WhatsApp é uma aplicação distintamente pessoal, reservada a pessoas que só o podem contactar se tiverem o seu número de telefone.

Neste caso, não faz sentido que a Meta esteja a trabalhar no suporte para partilhar histórias do WhatsApp no Instagram, como o WABetaInfo descobriu recentemente. Depois de atualizar para a última versão beta da aplicação Android (v2.23.25.20) disponível na Play Store, detetou-se uma nova opção para vincular sua conta do Instagram ao WhatsApp. A nova funcionalidade ainda está em desenvolvimento, mas é possível que ganhe vida numa futura atualização da aplicação.

Uma mais valia ou nem por isso

Esta integração poderia distinguir o WhatsApp das aplicações de mensagens rivais e até pouparia aos utilizadores o esforço de reenviar manualmente as mesmas actualizações em várias plataformas. No entanto, se tiver distinções claras entre o que partilha com os seus contactos no WhatsApp e com os seus conhecidos no Instagram, esta funcionalidade pode não ser muito útil para si. Os detalhes ainda não estão disponíveis, mas parece que o WhatsApp e o Instagram vão manter controlos independentes para limitar as audiências das actualizações de estado e das histórias, respetivamente.

Outro aspeto importante a ter em conta é que as ferramentas de criação de histórias do Instagram são mais avançadas. Há autocolantes dinâmicos como o tempo, a hora e a localização. Estas funcionalidades ainda não estão disponíveis no WhatsApp. Assim as suas actualizações podem não ter um aspeto tão interessante se espelhadas a partir da aplicação de mensagens.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.