WhatsApp: é a derradeira novidade para Android e iPhone!

O WhatsApp tem mesmo de lançar muitas novidades se quer manter os utilizadores interessados. É que as fugas para o Telegram e o Signal devido à nova política de privacidade não deixam margem para erros. Ora a grande prioridade neste momento é permitir que o WhatsApp seja utilizado em múltiplos dispositivos ao mesmo tempo. Claro que isto leva tempo porque é preciso mudar muitas coisas para esse efeito. Seja como for esta novidade está a caminho. Mas e o que acontece quando o utilizador se quer ligar a um smartphone Android quando está a utilizar um iPhone com esta novidade no WhatsApp?

WhatsApp: é a derradeira novidade para Android e iPhone!

Neste momento existem algumas ferramentas que permitem fazer a migração, no entanto estão relacionadas com versões não oficiais do WhatsApp e podem causar violações aos termos de serviço.

Ora o WABetaInfo revelou que um novo update para o iOS e para o Android vai aproximar as plataformas e permitir migrar o histórico de conversação.

Como é possível ver no screenshot abaixo, será possível migrar o histórico do WhatsApp iOS para o WhatsApp Android e claro que o contrário será possível. Agora haverá um requisito. É que as apps nas duas plataformas têm de estar na última versão possível.

WhatsApp novidade Android

Ou seja estas plataformas vão ficar mais ligadas do que nunca.

Há um novo esquema que se está a espalhar no WhatsApp e é um pouco diferente dos que têm estado a circular. É por ser tão perigoso que alertamos para que tenha muito cuidado. Até aqui a maioria das mensagens que surgem são ataques de phishing que têm o objetivo de roubar os seus dados. No entanto, esta é mais perigosa até porque chega dos seus próprios contactos do WhatsApp. Assim se responder fica em sarilhos.

Alerta WhatsApp: se responder a isto vai ficar sem a sua conta!

Se receber uma mensagem de um amigo ou de um familiar, vai olhar para ela com mais confiança. Ou seja quebramos logo metade das defesas. O problema é que esta mensagem que começou a circular não é comum. Assim pode ser utilizada para que se apoderem dos seus dados. Primeiro recebe uma SMS com um código e um link. A seguir recebe uma mensagem de um amigo ou familiar a pedir o código que recebeu por SMS. Se o enviar fica sem a sua conta do WhatsApp. O esquema está mesmo muito bem feito.

WhatsApp novidade Android

Fonte

Agora eventualmente vai pensar. Como é que conseguiram o nome de uma pessoa que está na lista dos meus contactos. A resposta é simples. Porque essa pessoa já foi atacada e tinha-o a si na lista dela. Ou seja, isto é algo em cadeia que vai passando e roubando as contas pelo caminho.

Como sabe para aceder ao WhatsApp não há um email ou uma password. O WhatsApp envia um código OTP para o seu telemóvel e é assim que identifica a sua identidade. Se outra pessoa tiver acesso a esse código vai poder ficar com a sua conta e enganar os contactos que lá estiverem, incluindo amigos e família.

Se receber alguma destas mensagens não entre em pânico. Simplesmente não responda. Entretanto ligue ao amigo que supostamente enviou esta mensagem (não por WhatsApp, mas por chamada normal) e avise-o disto. A seguir ative a autenticação de dois fatores para não ter qualquer problema, nem agora nem no futuro.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também