WhatsApp diz adeus a alguns smartphones Android e iOS

O WhatsApp é sem dúvida uma das aplicações de mensagens mais utilizadas em todo o mundo. Funciona bem e recebe novas funcionalidades com muita frequência. Tudo para ir apelando cada vez mais aos utilizadores. No entanto, para continuar a implementar novidades, alguma coisa tem de ficar no caminho. É que muitos dos dispositivos mais antigos, especialmente por culpa do sistema operativo, já têm dificuldade em lidar com algumas das novas funções.

WhatsApp diz adeus a alguns smartphones Android e iOS

Uma vez que o WhatsApp já não suporta os velhinhos Android Eclair e o Froyo, era apenas uma questão de tempo até que o mesmo pudesse acontecer ao Android Gingerbread. Agora num posto colocado no blog do WhatsApp, o suporte ao Android Gingerbread termina a 1 de fevereiro de 2020. Apesar deste fim de suporte, a aplicação ainda vai funcionar nos dispositivos mais antigos. No entanto, os utilizadores já não poderão registar ou verificar as suas contas. Eventualmente, todo o suporte a essas versões deve terminar após algumas semanas.

WhatsApp.

Uma decisão com esta era inevitável. Os últimos números que revelam a distribuição do sistema operativo Android mostram que 0,3% dos dispositivos ainda executam o Gingerbread. Isto equivale a aproximadamente 3,9 milhões de dispositivos ativos que executam software com 10 anos. Parece muito mas não é se compararmos este valor com os 1,3 mil milhões de smartphones Android vendidos até o momento.

Isto também se aplica aos iPhones que executam o iOS 8. Para estes equipamentos o suporte para o WhatsApp também termina a 1 de fevereiro de 2020. Dito isto, os utilizadores do iPhone que ainda estão no iOS 8 vão ter de atualizar para uma versão mais recente do software (se disponível) ou obter um novo dispositivo com, pelo menos, iOS 9.

Num comunicado oficial, a empresa afirma que no iOS 8, já “não será possível criar mais contas ou verificar novamente as contas existentes”.

Entretanto, a equipa do WhatsApp também alertou acerca dos possíveis perigos de dispositivos com jailbreak, dizendo: “Não restringimos explicitamente o uso de dispositivos com jailbreak ou desbloqueados. No entanto, como estas modificações podem afetar as funcionalidades dos dispositivos, não podemos fornecer suporte para equipamentos que utilizem versões modificadas do iOS”.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Vai poder ter os jogos mais vendidos da Ubisoft a preços brutais!

Quando se fala em jogos com desconto, rapidamente tentamos procurar pelos melhores a nível de conteúdo, mas também pelos mais baratos. De forma a...

Loja Portuguesa fez ‘leak’ aos preços da nova AMD Radeon RX 6600

Portugal também tem alguma expressão no mundo dos 'leaks'! Afinal de contas, já conhecemos os preços das novas placas gráficas de gama média-baixa da...

WhatsApp vai começar a devolver dinheiro aos utilizadores!

Já passou algum tempo desde que o WhatsApp passou a disponibilizar o serviço de pagamentos, apesar de ainda não estar cá. De facto, o...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!