WhatsApp bane 2 milhões de contas por mês! Sabe como?

Ainda hoje falámos de spam e da forma como a Google o está a combater ativamente. Na prática está a excluir diariamente mais 100 milhões de mensagens maliciosas extra. Pode ler sobre isto aqui. Agora parece que essa luta e não só está a chegar a todo o lado. O WhatsApp está com mão pesada no spam e nas contas falsas. Assim, há muitas contas a serem excluídas a uma velocidade vertiginosa.

Falando de contas, parece haver um sistema semelhante ao da Google para limitar o SPAM 

De acordo com o site Venturebeat, a equipa do WhatsApp revelou que nesta plataforma de conversação são banidas cerca de dois milhões de contas por mês.

de contas

Um aspecto curioso é que existem algumas coincidências com o sistema da Google de que falámos hoje. A primeira é que também apostam no machine learning para dar uma grande ajuda.

Assim, a empresa desenvolveu um destes sistemas para encontrar e banir as contas envolvidas em comportamentos inadequados.

Mas afinal o que é um comportamento inadequado?

Claro que tudo isto é muito vago. Ainda assim, este tipo de comportamento inclui enviar mensagens em massa e criar várias contas para distribuir conteúdo fraudulento, ou que pelo menos seja interpretado com spam.

De facto, este sistema de aprendizagem de máquina chegou a um ponto em que é capaz de banir 20% das contas incompletas na fase de registo. Isto representa uma grande mais valia. É que são criadas milhões de contas que sobrecarregam a rede, sem intuito nenhum.

Como é que encontram os utilizadores mal intencionados?

Bem, o sistema analisa vários fatores. Podemos dizer que existem várias “redflags”. É mais ou menos como no programa Catfish da MTV. (Sim, vejo o programa).

Há muitos indicadores de que algo não está bem, ao invés de uma única coisa só!

São exemplo disso, endereços IP e números que não correspondem à mesma localização, o envio de centenas de mensagens logo após a criação de uma conta. Enfim, vários fatores que são analisados individualmente e depois como um todo.

O WhatsApp afirma que 75 por cento dos dois milhões de contas banidas por mês não requerem intervenção humana.

De facto, o SPAM é um problema sério. Segundo este serviço de mensagens, alguns spammers têm software especial para executar várias contas WhatsApp num só computador.

Mais sério que isso, até existem dispositivos que suportam dezenas de cartões SIM!

Entretanto, esta novidade faz parte de diversas funcionalidades que o WhatsApp está a introduzir para melhorar o funcionamento e reduzir o SPAM. Os administradores têm agora mais controlo nos grupos, o reencaminhamento de mensagens foi reduzido e surgiu a deteção de ligações suspeitas.