WhatsApp está a banir contas! Veja porquê e como pode evitar

Volta e meia o WhatsApp acaba por banir contas e isso não é uma coisa muito agradável. Perdemos a nossa conta, as muitas conversas que temos na plataforma e temos de deixar de falar com os nossos amigos. Em alguns casos é uma coisa temporária, noutras é permanente. Existem muitas razões que podem levar o WhatsApp a banir contas. Umas “sem querer” e outras por alguma coisa que o utilizador tenha feito. Ora o WABetaInfo explorou esta questão mais a fundo e verificou que há muitas contas bloqueadas quando não deviam, mas revelou também quais os principais motivos que levam a isto. Vamos então descobrir o que lhe pode tirar a sua conta do WhatsApp.

WhatsApp está a banir contas! Veja porquê e como pode evitar

Como referi no início este processo de encerrar contas pode ser feito de duas formas. Temporária ou permanente.

WhatsApp banir

Banimento temporário

Neste momento este tipo de banimento já é muito raro. Ainda assim continua a acontecer e sabe o motivo? Versões do WhatsApp não autorizadas.

Estas versões não autorizadas são conhecidas como Mods no Android e são realmente boas. De facto, têm funções que não encontramos na aplicação original. No entanto, há um grande problema. A privacidade pode estar comprometida. Isto porque nunca se sabe que código lá está. Assim utilizar estas aplicações modificadas, por muito boas que sejam, viola os termos e serviços do WhatsApp. Ao fim de algum tempo e caso não mude para uma versão oficial pode ficar com a sua conta banida. É quase uma certeza.

Claro que eles poderiam apenas bloquear o acesso a essas aplicações sem banir as pessoas. No entanto, é verdade que estão no seu direito.

No entanto esta não é a única razão para o banimento temporário. Na verdade há muitas mais.

  • Criar muitos grupos com pessoas em que o número não está gravado
  • Enviar muitas mensagens para pessoas que não tem o número gravado
  • Enviar a mesma mensagem para muitas pessoas. No entanto isto é muito raro nos dias de hoje.
  • Muitas pessoas o bloquearem.

Banimento permamente

As razões para o banimento permanente são algumas e neste não há volta a dar. As pessoas perdem a conta e pronto.

Logo à partida o WhatsApp bane contas que executam ações automáticas, do género enviar-se várias mensagens para um enorme grupo de pessoas sem ser algo manual. Aliás são banidas 2.5 milhões de contas por mês devido a isto.

o WhatsApp?, WhatsApp Web alerta

Entretanto isto também pode acontecer se o número em questão estiver associado a atividades suspeitas.

Também são banidas as contas reportadas por um grande número de utilizadores. São nomeadamente aquelas contas que do nada nos começam enviar mensagens com avisos e afins.

Entretanto também podem ser banidas contas que têm nomes suspeitos.

Infelizmente o WhatsApp também pode banir contas por acidente…

Sim, várias pessoas que não fizeram nada acabam por ter as contas banidas. Depois é complicado recuperar. O site WABetaInfo tem recebido inúmeros relatos neste sentido. E isto é muito preocupante porque em algumas situações não há motivo nenhum.

Mas há uma situação mais grave como relata este site. É óbvio que não revelam como para protegerem os utilizadores mas há três formas muito simples de se conseguir que uma conta seja banida. Uma delas até já andou a circular pela Internet mas poucos notaram. Outras duas ainda não foram relevadas.

Pior do que tudo é que quando se perde uma conta devido a isto muito dificilmente se recupera. Assim talvez seja boa ideia ter-se muito cuidado.

Mas há um conselho que lhe dou. No caso de ter a sua conta banida tente contactar o suporte do WhatsApp, mas eventualmente não terá resposta. Assim e se tem a certeza que foi banido injustamente, faça barulho, muito barulho. Recorra a fóruns, sites, conte a sua história de modo a chamar à atenção de quem interessa. Foi assim que várias pessoas recuperaram as suas contas.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados