WhatsApp acaba de resolver um problema aos utilizadores!

O WhatsApp é uma das aplicações de conversação mais conhecidas do mundo. De facto, ninguém ainda a conseguiu igualar, embora o Telegram ande a tentar. Ora se tudo normalmente corre bem com esta aplicação, existe também alturas em que surgem problemas, sobretudo devido à má utilização de funcionalidades que ela proporciona. Foi ocaso da mais recente descoberta. É que quem utiliza a funcionalidade clique para conversar que está presente em vários sites, pode estar a expor o seu número de telemóvel para toda a Internet. Depois de outro dia termos falado desta situação, eis que o WhatsApp acaba de resolver um problema aos utilizadores!

WhatsApp acaba de resolver um problema aos utilizadores!

A falha estava presente na funcionalidade Click to Chat, que simplifica as conversas. Foi revelada pela primeira vez pelo site WaBetaInfo, especialmente focado no WhatsApp, e posteriormente abordada pelo investigador de segurança Athul Jayaram.

WhatsApp problema utilizadores

A funcionalidade permite que os utilizadores criem um URL wa.me/ que possa ser partilhado com amigos e possíveis clientes para iniciar uma conversa ou ingressar em um grupo, sem exigir que guardem primeiro o número de telefone.

O WhatsApp até deve ter solicitado ao Google e a outros motores de busca para não indexarem esses links. Só que isto não funcionou e é por esse motivo que bastava uma pesquisa no site: wa.me para os números de alguns utilizadores aparecerem nos resultados de pesquisa. Alguns chegaram mesmo a mostrar mensagens e imagens.

Agora, o WhatsApp já deixou de indexar as páginas associadas. Os números de telefone ainda fazem parte do URL curto, mas não são indexadas pelos motores de busca.

Esta não era propriamente uma falha pequena e remonta a fevereiro. O Facebook alega que já estava a trabalhar numa correcção quando Jayaram o descobriu. Entretanto, a rede social de Mark Zuckerberg afirmou que os números de telefone encontrados eram provavelmente resultados antigos que estavam armazenados em cache pela Google.

Fonte

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

MacBook Pro 2021: Primeiro portátil com ‘notch’?

Passámos os últimos dias a dizer que o MacBook Pro de 2021 tem um grande potencial para mudar completamente o mercado de portáteis. Sabe...

Windows tem cada vez mais ataques de ransomware. Faça já isto!

O Ransomware é um problema que se tem vindo a tornar cada vez mais grave a cada dia que passa. É por esse motivo...

Gmail: há contas a serem espiadas! Descubra se a sua é uma delas

Sempre que um computador sai das suas mãos, quer porque fica numa casa onde há mais pessoas, ou então porque está no seu local...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!