Western Digital anda a vender HDDs mais rápidos que o esperado

Consegue imaginar comprar um HDD de 5400RPM e afinal meter as mãos num disco de 7200RPM? Ou seja, pagar o preço de um disco lento e acabar com um disco mais rápido e mais caro? Pois bem, é exatamente isto que a Western Digital anda a fazer! Contudo, ao contrário daquilo que poderá estar a pensar, isto também tem um lado negativo.

Bem, verdade seja dita, os consumidores dão agora muito mais importância às drives SSD do que às drives HDD. Tudo graças à queda de preço na tecnologia de memória NAND Flash. Aliás, é esperado que até ao fim do ano os preços caiam ainda mais! Por isso, se está no mercado à procura de mais armazenamento, basta estar atento ao que vai aparecendo.



Mas vamos voltar ao assunto em questão… A WD anda a vender HDDs de 7200RPM como se fossem os modelos mais baratos de 5400RPM!

HDDs

Portanto, uma investigação demonstrou que muitas das drivers 5400RPM não são afinal tão lentas quanto o que a embalagem diz, visto que estão realmente a funcionar a 7200RPM. O que muito provavelmente tem a ver com o facto de já não compensar para a empresa produzir drives de 5400RPM, focando-se apenas e só numa única linha de produção. (Especialmente quando a procura atual é apenas uma fração daquilo que era no passado)

Contudo, ter uma drive de 7200RPM em vez de 5400RPM não significa apenas coisas boas… Existe um lado mau no meio de tudo isto!

Ao fim ao cabo, isto significa mais temperatura, maior ruído, e claro, uma longevidade mais baixa. Ou seja, os consumidores que querem uma drive mais lenta para durar mais tempo, estão basicamente a ser ‘enganados’.

Esta não é a primeira vez que a Western Digital lança produtos com uma descrição enganadora. Aliás, não foi há muito tempo que teve de ir a tribunal por uma situação muito semelhante. Afinal de contas, isto poderá significar problemas em vários tipos de configurações RAID, visto que os consumidores estão à espera de uma velocidade e depois têm outra completamente diferente.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também