Webcams vão desaparecer. É uma questão de tempo!

Muito honestamente, a não ser para alguns tipos de utilização muito específicos e profissionais, não percebo a necessidade que aparentemente ainda existe de compra de uma webcam em 2024.

Sim, durante a pandemia de COVID-19 a coisa até fez algum sentido, porque não existiam portáteis para todos, e claro, as webcams destes mesmos portáteis eram francamente más (e ainda são). Por isso, alguns utilizadores tiveram de desenrascar alguma coisa para conseguir ter acesso às reuniões de equipa.

Mas, nos tempos que correm… Não faz sentido! Especialmente agora! Afinal, como já noticíamos há alguns dias atrás, a Microsoft vai lançar uma funcionalidade que “mata” o mercado de webcams para todo o sempre.

Webcams vão desaparecer. É uma questão de tempo!

webcam

Portanto, existe melhor câmara que a do seu smartphone? Seja esta frontal ou esteja presente no módulo de sensores traseiro? É fácil dizer que qualquer smartphone de gama média ou gama alta, além de trazer um ou mais sensores de qualidade inegável, faz também um processamento de imagem extremamente bom, e claro, muito superior à de qualquer webcam do mercado, seja esta barata ou cara.

- Advertisement -
Pois bem, essa foi a forma de pensar da Microsoft!

Sendo exatamente por isso que o Windows 11 vai receber uma funcionalidade extremamente interessante. Onde basicamente vai começar a ser possível utilizar a câmara do seu smartphone (frontal ou traseira), no Windows 11, de forma 100% gratuita, com acesso a todas as funcionalidades básicas, bem como a alguns extras.

Curiosamente, isto não vai acabar apenas com o mercado de webcams. Vai também (potencialmente) mudar o design dos portáteis do futuro!

Ou seja, tudo isto significa que poderá utilizar as câmeras do seu telemóvel no Zoom, Google Meet, Teams e praticamente tudo o resto, com quaisquer filtros ou outros modos disponíveis na app, e presumivelmente também disponíveis no Windows.

Uma novidade que vai ter um enorme impacto nas vendas de câmaras Web. Além disto, num futuro próximo, vai também mudar o mercado de suportes para computadores portáteis e PCs Desktop. (Como pode ver na imagem em cima)

Consegue imaginar um novo mundo em que pode usar o smartphone como um segundo ecrã, e também como webcam? Com o mesmo “agarrado” ao portátil ou PC Desktop com um simples suporte? É o futuro!

Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião acerca de tudo isto na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.