Wearables do futuro não precisam de energia elétrica! Só de calor

Na grande maioria das vezes, o grande ponto fraco dos nossos aparelhos eletrónicos mobile é mesmo a sua bateria. Especialmente no caso dos wearables, como os smartwatches, fitness bands ou earbuds. Mas calma! Parece que temos uma solução para o problema caminho!

Afinal de contas, um grupo de investigadores Chineses foi capaz de desenvolver um gerador termoelétrico (TEG) muito interessante. Que num futuro muito próximo, pode ir buscar toda a energia necessária para o funcionamento destes equipamentos, ao nosso próprio corpo. Nomeadamente, ao calor que o nosso corpo gera.



Wearables do futuro não precisam de energia elétrica! Só de calor

wearables energia

Portanto, estamos a falar de uma tecnologia experimental, que ainda tem muito que evoluir até ser implementada em produtos disponíveis para todos. Ainda assim, é inegável que temos aqui algo bastante interessante para o futuro dos wearables.

Afinal de contas, este TEG protótipo tem 4.5” de comprimento e 1.1” de largura. Sendo já capaz de dizer a diferença de temperatura entre a pele do braço do utilizador e o ambiente à sua volta. Entretanto, o aparelho foi capaz de aproveitar a energia corporal do utilizador para acender um pequeno LED.

Curiosamente, ao contrário de outros tipos de geradores que utilizam movimento para criar energia, este TEGs não tem qualquer peça móvel. Por isso, além de prático, também não precisa de grande manutenção. Ao nível da durabilidade, parece que o produto também está bem idealizado, visto que aguentou 10 mil dobras sucessivas.

Além de tudo isto, o protótipo também elimina alguns metais raros dos TEGs já existentes. O que baixa o custo de produção. 

Entretanto, a equipa afirma que o próximo passo é melhorar a eficiência. (Na absorção do calor do corpo.) Isto de forma a num futuro muito próximo, ser possível dar toda a energia necessária para um produto tecnológico funcionar. Quem sabe, até poderá ser possível eliminar completamente a bateria.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também