Hoje em dia, é difícil imaginar uma viagem de carro sem recorrer a aplicações como Google Maps, Waze ou Apple Maps. Estas ferramentas tornaram-se companheiras de viagem indispensáveis, guiando-nos até ao destino mesmo quando não fazemos ideia de onde estamos. Mas esta confiança cega pode ter consequências inesperadas. Para além dos já conhecidos casos de carros que vão parar a caminhos impraticáveis e até a lagos por seguirem as indicações à risca, um novo estudo revela um problema mais comum. Usar o Waze ou o Google Maps pode aumentar o risco de multa. Sabe porquê?
Usar o Waze ou o Google Maps pode aumentar o risco de multa
Aplicações de navegação: ajudam ou atrapalham?
Uma das funcionalidades preferidas por muitos condutores é o aviso de radares sejam fixos ou móveis. A ideia é simples: ao receber uma notificação de radar, o condutor abranda e evita ser apanhado. Parece útil, certo?
No entanto, um estudo recente realizado na Holanda mostra que essa prática pode ser contraproducente. Os dados revelam que os condutores que utilizam estas aplicações com alertas de radares recebem multas com o dobro da frequência em relação aos que não usam estas funcionalidades.
Uma confiança que pode sair cara
Segundo a investigação, 41% dos utilizadores que dependem dos alertas nas apps acabaram multados no último ano. Em contraste, apenas 19% dos condutores que não usam este tipo de avisos foram sancionados. O motivo parece estar na falsa sensação de segurança. Assim ao acreditarem que os alertas os vão proteger, muitos motoristas acabam por exceder os limites de velocidade com mais frequência.
Curiosamente, os condutores entre os 18 e os 29 anos são os que mais arriscam. São também também os que mais aparecem nas estatísticas de infrações por excesso de velocidade.
Com o verão à porta, cuidado redobrado
Entretanto com a chegada da época alta e o aumento do tráfego nas estradas portuguesas, este é o momento ideal para refletir sobre os hábitos de condução. Assim se por um lado o GPS pode ser uma excelente ferramenta para chegar mais rápido e evitar engarrafamentos, não deve substituir a atenção ao volante.
E se quer mesmo evitar multas, a fórmula continua a ser a mais simples de todas: respeite os limites de velocidade. Nenhuma app consegue proteger melhor do que isso.