Waze vs Google Maps: Estimativas são diferentes. Sabe porquê?

Sempre que mete uma rota, o seu sistema de GPS, seja este qual for, vai oferecer um ETA (Estimated Time of Arrival), ou seja, uma hora estimada para a chegada ao destino. Porém, se meter a mesma exata rota em dois aparelhos diferentes, vai perceber que este ETA vai ser diferente.

Porquê? Bem, além de o cálculo ser diferente, e de alguns sistemas de navegação terem em conta o trânsito na sua rota. Várias apps também têm uma noção de como é o seu estilo de condução. Sim, as suas apps sabem que anda a acelerar!

O GPS tem em consideração a sua forma de conduzir?

origem da seta GPS

Portanto, todas as marcas focadas na navegação por GPS fazem isto de forma diferente. Ou seja, não existe uma única resposta capaz de responder a esta questão.

Por exemplo, no caso do Google Maps (e similares), a app funciona tendo em conta o tempo que muitos outros smartphones demoraram a fazer a mesma rota, ou partes da rota, que você está a fazer. Ou seja, se por ventura 200 pessoas fizeram a mesma rota que você, e demoraram 45 minutos, o Google Maps vai apresentar esses mesmos 45 minutos. Se porventura tiver um pé mais pesado que a grande maioria destas 200 pessoas, o tempo vai ficando mais curto à medida que se aproxima do destino.

Entretanto, no caso do Waze, que curiosamente até faz parte do grupo “apps Google”, além da mesma forma de fazer o cálculo, também existem algumas informações acerca do seu estilo de condução. É um acelera? Um Waze vai apresentar um tempo de chegada um pouco mais curto. É um “totó” na estrada? Bem, a app vai mostrar um tempo um pouco mais longo.

Além destas apps que costumam dominar o mercado, temos ainda sistemas independentes de TomTom, da Garmin, ou até do seu próprio carro. Porém, no geral, este tipo de sistema não costuma ter acesso a quaisquer informações extra (trânsito, obras, acidentes, etc…). Por isso, informa apenas o tempo que deveria ser normal num dia sem trânsito, à velocidade legal.

Antes de mais nada, qual é a sua app de navegação favorita? Partilhe-a connosco na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também