Sempre que mete uma rota, o seu sistema de GPS, seja este qual for, vai oferecer um ETA (Estimated Time of Arrival), ou seja, uma hora estimada para a chegada ao destino. Porém, se meter a mesma exata rota em dois aparelhos diferentes, vai perceber que este ETA vai ser diferente.
Porquê? Bem, além de o cálculo ser diferente, e de alguns sistemas de navegação terem em conta o trânsito na sua rota. Várias apps também têm uma noção de como é o seu estilo de condução. Sim, as suas apps sabem que anda a acelerar!
O GPS tem em consideração a sua forma de conduzir?
Portanto, todas as marcas focadas na navegação por GPS fazem isto de forma diferente. Ou seja, não existe uma única resposta capaz de responder a esta questão.
Por exemplo, no caso do Google Maps (e similares), a app funciona tendo em conta o tempo que muitos outros smartphones demoraram a fazer a mesma rota, ou partes da rota, que você está a fazer. Ou seja, se por ventura 200 pessoas fizeram a mesma rota que você, e demoraram 45 minutos, o Google Maps vai apresentar esses mesmos 45 minutos. Se porventura tiver um pé mais pesado que a grande maioria destas 200 pessoas, o tempo vai ficando mais curto à medida que se aproxima do destino.
Entretanto, no caso do Waze, que curiosamente até faz parte do grupo “apps Google”, além da mesma forma de fazer o cálculo, também existem algumas informações acerca do seu estilo de condução. É um acelera? Um Waze vai apresentar um tempo de chegada um pouco mais curto. É um “totó” na estrada? Bem, a app vai mostrar um tempo um pouco mais longo.
Além destas apps que costumam dominar o mercado, temos ainda sistemas independentes de TomTom, da Garmin, ou até do seu próprio carro. Porém, no geral, este tipo de sistema não costuma ter acesso a quaisquer informações extra (trânsito, obras, acidentes, etc…). Por isso, informa apenas o tempo que deveria ser normal num dia sem trânsito, à velocidade legal.
Antes de mais nada, qual é a sua app de navegação favorita? Partilhe-a connosco na caixa de comentários em baixo.