Uma coisa muito importante do Waze chegou ao Google Maps

Como parte da reformulação da comunicação de incidentes em todas as plataformas, a Google disse que o Google Maps mostraria as informações do Waze para os utilizadores confirmarem durante a navegação. Isto está a começar a ser implementado.

Quando o Google Maps anunciou – no final de julho, com o lançamento efetivo a ter lugar em meados de setembro – a melhoria da interface de apresentação de informações para Android, iOS, Android Auto, CarPlay e Android Automotive, a empresa também disse que “as incidências têm origem nas comunidades do Maps e do Waze, e pode até ver de que aplicação ela chegou”.

Entretanto o Waze detalhou ainda como “o Google Maps apresentará relatos dos motoristas com atribuição ao Waze diretamente na aplicação”, começando com alertas da polícia. No futuro, “mais tipos de dados serão partilhados e atribuídos ao Waze”.

É sem dúvida uma boa notícia o facto de mais condutores verem os relatos provenientes do Waze.

uma coisa muito importante do waze chegou ao google maps
Fonte: u/Truckin_18

sto não seria possível sem a parceria com a Geo, onde se pode levar os dados de mapas mais completos a todos os condutores através da troca de dados bidirecional.

Esta novidade já está a aparecer a vários utilizadores. Enquanto conduzia com a ajuda do Google Maps um utilizador recebeu uma mensagem no Google Maps que dizia polícia presente à frente. Entretanto este painel desaparece automaticamente após uma contagem decrescente.

A partilha de relatos de incidentes entre os dois serviços acaba por tornar ambas as aplicações mais ricas. Assim o Google Maps é maior, tendo a aplicação ultrapassado os 2 mil milhões de utilizadores activos mensais no final de outubro. Para efeitos de comparação, um relatório do final de 2022 referia que o Waze tinha 151 milhões. Internamente, ambas as aplicações pertencem à mesma equipa “Geo” da Google.

Seja como for, o Waze está muito mais direcionado para as condições de mapeamento de crowdsourcing, enquanto o Google Maps é mais generalista.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também