Waze está a deixar os habitantes com ataques de nervos!

A popularidade de aplicações como o Google Maps ou o Waze não pára de crescer. E isso é um excelente sinal de que estas plataformas estão a fazer muito bem o seu trabalho. Graças a elas, no meu caso em particular ao Waze, conseguimos evitar grandes engarrafamentos e isto faz toda a diferença entre chegarmos a horas ou não. No entanto, na maioria das vezes, o que é bom para uns, é mau para outros e o Waze está a deixar os habitantes com ataques de nervos!

Ora, apesar destas apps de navegação darem muito jeito, podem causar alguns problemas em largas cidades. Adivinha porquê? É que muitas vezes, para ajudarem as pessoas a escaparem ao trânsito, conduzem os veículos por pequenas ruas que normalmente apenas eram conhecidas ou utilizadas pelos residentes.

Waze está a deixar os habitantes com ataques de nervos!

Isto acontece muito por Lisboa e por outras cidades como Londres. De facto, nesta última o trânsito em pequenas ruas duplicou desde 2008. Escusado será dizer que atribuem as culpas ao Waze.

Waze habitantes

O número de veículos em Inglaterra aumentou substancialmente. Se em 2007 eram 27 milhões, agora são 38.3. Um grande número. Apesar disto, esta pode não ser a explicação para o enorme aumento de trânsito nas estradas mais pequenas. De facto e segundo as autoridades locais, conforme relata o site AutoEvolution, há três grandes razões para isto. Assim, temos as compras como uma das primeiras razões. Depois temos os serviços de entrega. Por fim, as aplicações utilizada para evitarmos congestionamentos.

O Waze tem uma palavra a dizer sobre isto. De facto, eles referem que a infraestrutura atual não foi desenvolvida para lidar com um grande número de veículos. Para além disso, reforçam a ideia que a app apenas envia veículos para estradas legais e isto é totalmente verdade.

Waze habitantes

Mas isto não é apenas verdade nas grandes cidades. Já tive experiências semelhantes no Algarve, tanto no ano passado, como este ano. De facto, para fugir a alguns pontos de congestionamento o Waze mandou-me por caminhos extremamente apertados onde passava apenas um carro. É verdade que deu muito jeito e isto é muito importante! Ainda assim, claro que consigo perceber aquelas pessoas que moram em ruas onde não se passava nada e agora têm verdadeiros desfiles à porta.

A questão está nas infraestruturas

Acusar o Waze é simplesmente parvo. O número de automóveis não para de crescer e como tal é necessário garantir boas infraestruturas. Por exemplo, nas grandes cidades portuguesas, há alturas do dia em que o trânsito fica verdadeiramente caótico. É verdade que nem sempre é possível fazer grandes alterações, para além de incentivar a utilização de transportes públicos e outras alternativas. No entanto, se tudo não funcionar muito bem, ninguém vai querer saber destas opções.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Conta Google: se receber este aviso pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Enganou-se? Anule agora mesmo um envio no Gmail!

Já aconteceu a todos enviarmos uma mensagem e depois arrependermo-nos. Isto porque dissemos o que não queríamos ou porque no segundo a seguir verificámos...

Windows 11: a versão final já está na Internet e pode descarregar!

A Microsoft anunciou que os Windows Insiders no canal Release Preview já podem deitar a mão ao novo sistema operativo. Isto é realmente importante...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!