Waze: A aplicação de navegação que devem mesmo usar

188008
0
Share:

Atualmente existem no mercado diversas opções no que diz respeito a aplicações de navegação porta-a-porta. O Google Maps acaba por ser muito utilizado, uma vez que já vem instalado por defeito na grande maioria dos equipamentos Android e funciona bem, mas isto não significa que não existam alternativas interessantes e que eventualmente valerá a pena utilizarem.

Neste campo o Waze é rei e senhor e caso não saibam, na realidade tem ligações à Google desde 2013. Nas próximas linhas vamos analisar o Waze e explicar-vos porque vale a pena utilizarem esta aplicação de navegação.

O Waze e a Google

Tecnicamente, o Waze pertence à empresa Alphabet que é detida pela Google, mas que tem a capacidade de operar de forma independente. Apesar disto, existem algumas parcerias entre elas. Por exemplo, a aquisição da Waze permitiu trazer os alertas de tráfego para o Google Maps, enquanto o Waze passou a poder utilizar alguns dados da Google, incluindo o Street View. No entanto, entre estas aplicações existem mais diferenças do que semelhanças como iremos ver mais à frente.

Inferface e Funcionalidades

Quando abrimos a aplicação somos convidados a criarmos ou a acedermos à nossa conta. Podemos associá-la ao nosso número de telefone ou então à nossa conta do Facebook. Com os dados preenchidos e com a autenticação efetuada com sucesso, chegamos ao ecrã principal. É aí que vemos de imediato o mapa, bem como os eventuais alertas de trânsito assinalados no mapa e até quantos “wazers” estão perto de nós. Os “Wazers” no fundo são a componente social do Waze que acompanha toda a experiência de utilização.

Onde o Waze começa a ganhar uma clara vantagem sobre a concorrência é nas muitas funcionalidades que oferece.

Uma exemplo disso passa logo pela integração com o Spotify. Se tiverem a aplicação instalada no vosso equipamento, vão poder integrar as duas aplicações e gerirem a vossa música a partir da aplicação Waze, através de uma barra na parte superior do ecrã com a qual podem selecionar as listas de reprodução e estações preferidas.

Na parte inferior do ecrã do lado direito, está um botão laranja com um símbolo. Este é o menu de indicações a partir do qual pode relatar tráfego, acidentes, radares de velocidade, estradas fechadas e muitas outras situações a toda a comunidade de Wazers. Como devem imaginar, este botão laranja desempenha um papel muito importante na capacidade do Waze manter os utilizadores atualizados acerca das condições de tráfego locais. Abaixo deste botão laranja é possível ligar o som, desligar ou ativar apenas para alertas.

Para acederem ao menu principal, necessitam de utilizar ícone da lupa no canto inferior esquerdo. O menu principal é onde podem gerir os dados da vossa conta, ou seja,  definirem uma imagem de perfil, visualizarem a vossa lista de amigos, lerem as mensagens), bem como gerirem os locais favoritos e verificarem os percursos planeados.

A funcionalidade de planeamento é realmente interessante. Na realidade, está a configurar um destino para uma data futura para que, quando chegar a altura, comece a navegar de imediato para esse destino com apenas um ou dois toques.

Para esse efeito, quando procura um destino pode escolher Iniciar ou mais logo, com a última opção a permitir que escolha uma data e hora para a sua viagem. Um aspeto muito interessante é que o Waze ajusta o tempo que a viagem demora, tendo em contas as diversas alterações no tráfego que ocorrem a diferentes horas do dia.

Ou seja, uma viagem que normalmente leva 15 minutos, pode levar 45 minutos em hora de ponta. O Waze leva estas informações em conta. Como se isto não bastasse, o ainda nos informa quando chega a hora de sairmos para que não cheguemos atrasados.

Existe também outra funcionalidade muito interessante quando procuramos o nosso destino. É que para além de podermos agendar ou iniciar uma viagem, ainda nos pode ajudar a encontrar um parque de estacionamento mais perto do nosso destino. Por exemplo, se o nosso destino for um centro comercial, poderá definir o local de paragem, como o parque de estacionamento mais próximo desse local.

Personalização

Se levam a sério a personalização, saibam que o Waze disponibiliza diversas vozes diferentes para fornecer ao utilizador diversas instruções passo-a-passo. Muitos dos países têm acesso a pelo menos duas opções, como acontece em Portugal. No entanto, os que optarem pela lingua inglesa têm muito mais opções à escolha e muito interessantes. Até a do conhecido ator Morgan Freeman está presente.

Mas o Waze tem muito mais para oferecer. No menu definições podemos efetuar diversas personalizações para tornarem a nossa viagem mais util e mais interessante. É possível indicarmos, por exemplo, ao nível dos postos de combustível a nossa marca favorita, o tipo de combustível e até os preços.

Ao nível da navegação por voz e já que estamos a falar em personalização é ainda possível gravarmos as nossas próprias indicações faladas.

Importa salientar que é ainda possível verificarmos que Wazers “amigos” estão nas redondezas.

Embora pareça que o Waze tem funcionalidades a mais, tenham a certeza que numa altura ou noutra as vão utilizar.

O que achámos

Dizer que o Waze funciona extremamente bem é pouco. Na realidade esta aplicação é um alívio para qualquer condutor que não gosta de chegar atrasado e quer evitar acidentes e outros problemas na estrada. Em paralelo, ao alertá-lo para a existência de radares em determinadas zonas, ainda o ajuda a poupar dinheiro e a que faça uma condução mais consciente e com o pé menos pesado no acelerador.

Na realidade é muito fácil que o Waze se torne rapidamente na aplicação que mais utilizam. Mesmo que não a estejam sempre a usar para a navegação, poderão executá-la antes de sair de casa para verificarem o estado do trânsito em determinadas zonas e verificarem a existência, ou não de acidentes.

Importa ainda salientar que graças à interação que existe entre toda a comunidade de Wazers nunca vão ficar sem saber onde existem problemas e quais os melhores trajetos.

O Waze faz tudo e se ainda não usam esta aplicação para a navegação porta a porta, têm mesmo de o começar a fazer. Esta aplicação está disponível para sistemas Android e iOS, sendo que abaixo encontram as ligações para instalação. Ah e é totalmente grátis!

Waze Navigation & Live Traffic
Waze Navigation & Live Traffic
Developer: Waze Inc.
Price: Free
  • Waze Navigation & Live Traffic Screenshot
  • Waze Navigation & Live Traffic Screenshot
  • Waze Navigation & Live Traffic Screenshot
  • Waze Navigation & Live Traffic Screenshot
  • Waze Navigation & Live Traffic Screenshot
  • Waze Navigation & Live Traffic Screenshot
  • Waze Navigation & Live Traffic Screenshot
  • Waze Navigation & Live Traffic Screenshot
  • Waze Navigation & Live Traffic Screenshot
  • Waze Navigation & Live Traffic Screenshot
Share:
Bruno Fonseca

Dê a sua opinião