É verdade que o Google Maps é uma das melhores aplicações para navegar. No entanto, o Waze também não fica atrás, especialmente agora que recebeu uma novidade muito interessante. Na prática, permite-nos planear uma viagem no Waze Live Map no computador e posteriormente transferir esse planeamento para a aplicação, quer seja em Android ou iOS.
Waze acaba de receber uma grande novidade! Experimente já
A forma de utilizar este sistema é muito simples. Em primeiro lugar e quando estiver no computador aceda a este link. Aí carregue em Iniciar Sessão do lado direito.
Depois a forma mais simples é usar o código QR que é gerado pelo Waze de modo a sincronizar o computador com o smartphone. Tudo o que é necessário é ter uma app que lê este tipo de códigos no seu dispositivos móvel Android ou iOS.
Depois e graças ao link que é gerado a app Waze é executada e pergunta-lhe se está a iniciar sessão. Basta confirmar e recebe a informação de que iniciou sessão na Web.
Assim que fizer o login e recorrer a opção Live Map verá a indicação de que está disponível a nova funcionalidade de que estamos a falar aqui. Na prática é, como referi, a possibilidade de programar uma rota e tudo começa nas indicações. Quando tiver programado o seu percurso então basta escolher a opção Guardar na Aplicação.
Depois tudo é enviado para a aplicação para que possa começar a navegar.
Isto vai dar sem dúvida muito jeito. Planear rotas é uma excelente novidade especialmente quando o podemos fazer confortavelmente no computador, até com amigos.
No entanto, não é só esta app que recebe novidades. O Google também tem uma e bem interessante.
A Google usa o histórico das navegações no Google Maps para ajudar a calcular da melhor forma o tempo estimado de chegada. Assim, dá-nos uma ideia muito precisa da hora a que vamos chegar um determinado local. Entretanto, esta hora pode ser partilhada facilmente com amigos e família. No entanto, como deve imaginar nos últimos tempos têm havido alterações nos padrões de trânsito. Isto devido à pandemia. De facto, quando o confinamento começou a chegar a diversos locais, o tráfego mundial reduziu até 50%. É por esse motivo que o Google Maps tem um novo sistema que vai bater os concorrentes.
O confinamento levou a uma situação em que os dados do Google Maps não são confiáveis. Assim isto forçou a Google a rever os padrões de tráfego. Para compensar os efeitos do COVID-19 no Google Maps, as apps começaram a valorizar os padrões de tráfego mais recentes das últimas duas a quatro semanas, deixando de dar prioridade aos valores anteriores. Pode ler mais sobre isto aqui.