Inicio outros WannaCry no Linux: Sistemas podem ser afetados através do Wine

WannaCry no Linux: Sistemas podem ser afetados através do Wine

WannaCry no Linux. Parece mentira mas não é. Porém esta ameaça não chega a este sistema de uma forma qualquer. Na realidade é um facto quase irónico que a única aplicação de Linux que liga este sistema operativo ao Windows, o wine, permita que todo o sistema seja afectado.

O wine, caso não estejam familiarizados com este nome, é uma aplicação que executa programas Windows no sistema operativo Linux e permite usar o MS Office,  Adobe Photoshop,  World of Warcraft entre muitos outros.

Ora pensando que o que corre umas coisas, também pode correr outras, um utilizador de Linux Brasileiro de seu nome João Marcelo descarregou o WannaCry e provou que de facto é possível que um sistema Linux fique totalmente afectado por esta ameaça.

Todos os ficheiros do sistema operativo Linux ficaram com a extensão “.wncry” , o processador disparou , e o PC ficou com o papel de parede preto tal como mostra a imagem abaixo:

WannaCry no Linux

Os ficheiros ficaram todos afectados apesar de a infecção ter como ponto de entrada o wine:

WannaCry no Linux

E quando se tenta abrir um ficheiro:

WannaCry no Linux

Agradecimentos ao João Marcelo que fez esta experiência para demonstrar a todos os utilizadores de linux este risco de segurança. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Eduardo Pais
Co fundador da SIMDEA está ligado a customização aplicacional e desenvolvimento desde há vários anos.

5 COMENTÁRIOS

  1. Bem. Acredito que seja necessário rodar o Wine com permissões de root. Ou apenas arquivos do /home/$user$ sejam afetados.
    E se o Wine Não tiver muitos drives em .wine/dia devices o dano pode ser reduzido ao próprio diretório .wine
    Na verdade, você acaba tendo que escrever um guia de como ser realmente e amplamente afetado pelo wannacry

  2. Isto só acontecerá se o wine for usado para coisas como navegar na internet, consultar o email ou aceder a Dropbox, etc. Ou seja, coisas para o qual – estando a usar Linux – não é suposto usar o wine. O artigo parece-me pouco esclarecedor é alarmante para os menos entendidos.

  3. Acho que este artigo não tem o menor fundamento, pois quem usa Linux sabe muito bem que não tem como infectar os arquivos de sistema sem uma senha Root. Sem contar que, para ser infectado teria que usar o Wine como se fosse um sistema operativo, o que é quase impossível, devido as limitações do próprio Wine. Realmente teria que se fazer muito esforço para conseguir esta proeza.

  4. Se reparar é mencionado:

    “Ora pensando que o que corre umas coisas, também pode correr outras, um utilizador de Linux Brasileiro de seu nome João Marcelo descarregou o WannaCry e provou que de facto é possível que um sistema Linux fique totalmente afectado por esta ameaça.”

    Sugiro que leia com alguma atenção antes de colocar em causa o fundamento do artigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Como é que um serviço de IPTV Pirata arranja o sinal de TV?

Se por acaso é fã mundo do IPTV, mais concretamente do IPTV Pirata, é provável que já saiba um pouco de como tudo isto...

As NVIDIA GeForce RTX 30 para portáteis estão a chegar!

A NVIDIA continua a ter de lidar com severas dificuldades no mundo das placas gráficas dedicadas, ao não conseguir responder à procura dos consumidores....

Tesla recolhe um número louco de dados dos automóveis!

A Tesla já está a recolher grandes quantidades de dados dos possuidores de veículos que estão envolvidos na fase beta do sistema de condução...

Novo leak revela especificações do Galaxy S21 Ultra!

A Samsung quer aproveitar os tempos favoráveis que está a viver. Assim quer lançar rapidamente a gama Galaxy S21. É exatamente por esse motivo...

Play Store: apps para crianças banidas por violações!

A Google removeu três apps para crianças muito populares da Play Store depois de terem sido apontadas algumas violações. Estas recolhas de dados foram...