Inicio outros Vulkan: Conheçam o futuro dos videojogos

Vulkan: Conheçam o futuro dos videojogos

Desenvolvida pela Khronos Group em parceria com a AMD, a Vulkan é uma API tal como o DirectX e o Open-GL

Mas o que é uma API? De uma forma simples e sucinta, uma API (Application Programming Interface) é um conjunto de instruções, rotinas e padrões, definidas para utilizar funções do software para realizar uma determinada tarefa. Funciona, por exemplo, como um robô de cozinha que processa os ingredientes que o utilizador lhe fornece, utilizando os seus métodos e rotinas para preparar o prato desejado.

A Vulkan foi anunciada em 2015 como o Open-GL de nova geração e é baseada na tecnologia da AMD, chamada Mantle.

Vulkan

O Open-GL é uma API que existe em múltiplas plataformas como o Windows e Linux, enquanto que o DirectX apenas existe no Windows. A Vulkan pretende ir mais longe, e para além das plataformas em que o Open-GL é utilizado, também suporta Android, o que é algo espetacular. Imagine num futuro próximo poder jogar no seu smartphone jogos com a mesma fidelidade gráfica que no seu computador.

Vulkan

Outra das plataformas que a Vulkan vai suportar é o Steam OS, o que é algo esperado visto que a base do Steam OS é Linux e a relação entre a Steam e a Microsoft atualmente não é das melhores.

Existe também um grande cuidado com a optimização desta API, apesar de em benchmarks ainda não estar ao nível do DirectX. Observa-se uma grande diferença entre a Vulkan e o Open-GL, provavelmente devido ao facto da Vulkan funcionar a um nível mais próximo do Hardware que o Open GL.

Vulkan

Atualmente suporta os principais motores de jogo, em que os videojogos mais sonantes da atualidade são desenvolvidos, como por exemplo: Unreal Engine, Unity e Cry Engine.

Vulkan

Uma grande desvantagem é o número de títulos suportados, que até á data é uma lista bastante pequena sendo apenas composta por 6 jogos:

  • -Mad Max
  • -Star Citizen
  • -Doom(2016)
  • -Dota 2
  • Roblox
  • -The Talos Principle

Vulkan

Espero que seja uma tecnologia que se desenvolva ainda mais em termos de performance ao ponto de igualar ou superar o DirectX porque nem todos os “gamers” gostam de utilizar Windows, e se actualmente quiserem jogar os títulos mais sonantes da indústria dos videojogos, a uma “framerate” decente, quase que são obrigados a usar Windows.

Esta tecnologia pode desenvolver bastante o “mobile-gaming” e a indústria dos jogos “mobile” pode crescer ainda mais. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Google Fotos acaba de receber uma novidade! Já a encontrou?

A Google não para de atualizar as suas aplicações. Quer seja, o Maps, o Gboard, o Lens, ou outras, tudo tem merecido a atenção...

WhatsApp recebe uma mega-novidade que todos querem!

O WhatsApp prepara-se para receber uma mega-novidade que todos querem! De facto, é talvez a que vai dar mais jeito a quem utiliza esta...

God of War Ragnarok vai impressionar na PS5 (e na PS4 também!)

O estúdio de Santa Mónica teve um pequeno 'tease' para oferecer no dia em que a Sony anunciou finalmente o dia e preço de...

Precisa de uma TV nova para a PS5… Mas calma!

TV nova para a PS5? As novas consolas trazem consigo hardware significativamente mais poderoso em comparação à atual geração. Por isso, para tirar partido...

Waze recebe uma nova atualização na próxima semana!

O Google Maps e o Waze são sem dúvida as duas melhores aplicações de navegação. Pertencem ambas à Google e recebem atualizações com muita...