Se alguma vez quis fazer parte da história, esta pode ser a sua oportunidade. A Scandinavian Airlines, ou SAS, como é mais conhecida, está a abrir reservas para o seu primeiro voo comercial totalmente elétrico. Assim e caso queira investir cerca de 179 Euros pode ser o primeiro a viajar num voo elétrico.
Seja o primeiro a viajar num voo totalmente elétrico!
É a propósito desta ocasião que a SAS está a convidar os viajantes a juntarem-se a ela para fazer história. Isto com o primeiro voo comercial elétrico na Suécia, Noruega e Dinamarca, que deverá ter lugar em 2028.
A companhia aérea está a vender 30 bilhetes. Assim cada um fica ao preço de 179 Euros, em homenagem ao ano em que a SAS iniciou os voos. O Presidente e Director Executivo Anko van der Werff afirma que, desde a sua fundação em 1946, a SAS tem sido pioneira no setor das companhias aéreas. Por exemplo, foi a primeira companhia comercial a sobrevoar o Pólo Norte.
Entretanto acrescentou ainda que o facto de podermos agora convidar os nossos passageiros para o próximo grande marco no futuro da aviação é uma continuação natural desse espírito pioneiro e um passo significativo na nossa viagem rumo a uma aviação mais sustentável.
Para atingir o seu objetivo de emissões líquidas nulas até 2050, a SAS afirma que o desenvolvimento e a utilização de inovações, incluindo aviões elétricos em viagens mais curtas, desempenharão um papel vital.
O avião será um modelo ES-30 para 30 passageiros da Heart Aerospace, uma empresa sueca de aviões elétricos. A SAS tem apoiado o desenvolvimento do avião elétrico da Heart desde 2019. Assim assinou uma carta de apoio em Setembro de 2022 para introduzir o seu mais recente modelo de 30 aviões (ES-30) na sua frota regional.
A SAS é uma das várias empresas que investem na tecnologia de aviação elétrica da Heart, incluindo a United Airlines e a Air Canada.
O ES-30 é alimentado por quatro motores elétricos. Também por um sistema de baterias não revelado que permite uma autonomia de 200 km totalmente elétrica. Embora possa parecer uma distância curta, é perfeita para viagens aéreas regionais. Tudo graças a um carregamento rápido de 30 minutos para que os voos se retomem rapidamente. Além disso, a Heart pretende duplicar a autonomia totalmente elétrica até ao final da década de 2030.
A Heart afirma ter recebido mais de 230 encomendas e outras 100 opções para o seu avião ES-30, cuja entrada em serviço está prevista para 2028.
Os interessados podem ir a flysas.com/electric a partir de 2 de Junho para reservar o seu lugar (se for um dos 30 sortudos). No entanto, a SAS ainda não tem uma data ou local de partida. Estes detalhes chegam por e-mail aos viajantes numa data posterior.