Volvo vai recolher quase 750.000 carros devido avaria no sistema de travagem de emergência! – Pois bem, a tecnologia automóvel não pára de evoluir, e as mudanças reais são cada vezes mais notáveis nos modelos mais recentes.
Afinal de contas já passámos de carros que se estacionam sozinhos para modelos capazes de percorrer quase toda a viagem de forma totalmente autónoma. Dito isto, muitos carros atuais, incluindo veículos da Volvo, contam com sistemas de travagem de emergência automática (AEB) que são ativados quando identificam a iminência de um possível acidente.
Contudo uma falha/defeito no sistema implementado por esta fabricante levantou muitas preocupações e fez com que a empresa fosse obrigada a fazer ‘recall’ a 736.430 carros!
Falha foi encontrada pela Dinamarquesa FDM durante um teste de estrada!
Segundo o que sabemos, tudo foi descoberto num teste realizado ao Volvo XC60, onde o seu sistema de travagem de emergência teimava em falhar de forma consistente. Por outras palavras o carro não travava automaticamente conforme o que era esperado, mesmo num teste focado apenas nessa reacção.
Existe um video teste que mostra “a falha” em que o veiculo não diminui a velocidade, mesmo em direção a um obstáculo parado. Clique aqui.
Atenção! O Volvo XC60 em questão foi levado de volta à sede da empresa em Gotembrugo onde foi determinado que esta falha é comum! Ou seja, todos os modelos da empresa desde 21 de Janeiro de 2019 incluindo V90, S90, V60, XC60, XC40 e o XC90 tem o mesmo problema.
Curiosamente, a Volvo alega que tudo está relacionado com um problema de Software no sensor do para-brisas dianteiro!
Antes de mais nada se adquiriu algum destes modelo após a data acima(21 Janeiro 2019), deverá priorizar o contato com o seu revendedor ou a empresa para saber se o seu modelo poderá estar afetado.
Assim sendo a verdade é que estes sistemas aumentam imenso a segurança quando funcionam a 100%. No entanto podem tender a fazer com que o condutor tome uma atenção reduzida e até uma condução menos defensiva, acreditando que o carro irá reagir sozinho… algo que neste caso podia não acontecer.
Em suma, saiba que é a própria Volto que está a pedir aos proprietários que entrem em contato com os revendedores locais para um reparo grátis. Afinal de contas tudo parece ser apenas uma falha no Software, nada que um reboot e uma atualização não resolva certo?
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.