Nos últimos tempos, temos tido a oportunidade de testar aquilo que a Volvo tem lançado no mundo elétrico, sendo por demais óbvio que estamos a gostar da grande aposta da fabricante na eletrificação da sua frota.
Aliás, na minha mais honesta opinião, acho que a Volvo passa demasiado debaixo do radar, quando está a fazer tanta coisa boa no mundo automóvel. Prova disso, é o próximo grande lançamento da gigante, na forma do Volvo EX90, aquele que pode muito bem ser o automóvel mais seguro de sempre do mundo automóvel.
Mas que por enquanto, é um carro que ainda está nos segredos dos Deuses, especialmente no campo do design.
Volvo EX90: O automóvel mais seguro de sempre?
Portanto, quando pensa num automóvel Volvo, pensa no quê? Um carro suave, bonito, seguro, e claro, robusto. O novo EX90 é tudo isto, mas levado ao extremo!
Estamos a falar de um SUV (duh!) 100% elétrico, com um nível de segurança sem precedentes no mundo automóvel, que deverá chegar ao mercado já no próximo dia 9 de Novembro de 2022. Um SUV com níveis de segurança, de série, superiores a qualquer outro modelo Volvo já no mercado.
Segundo a fabricante, isto é o início de uma nova era para a marca, e quem sabe, para o mercado automóvel. Como e Porquê?
Bem, o EX90 vai ser um automóvel inteligente, capaz de entender o condutor, bem como todo o ambiente circundante. A ideia é criar a situação mais segura possível, em qualquer situação também ela possível, ou imaginária, com um sistema capaz de evoluir ao longo do tempo, com novos dados e novas atualizações.
Mais concretamente, o automóvel vai estar sempre a olhar para o condutor, para perceber o seu estado de espírito ou de saúde, e talvez mais importante que isto, vai empregar sensores LiDAR, para perceber realmente o que está à sua volta, ou vai aparecer no seu raio de acção. Nas próprias palavras da Volvo, o EX90 vai ter uma espécie de “bolha” de segurança, que o automóvel vê tudo, e quase parece que sente também tudo.
Como é isto possível?
O Volvo EX90 conta com oito câmeras, dezasseis sensores ultrassónicos e ainda um sensor LiDAR. Tudo tecnologia que funciona em conjunto, sempre que o carro está na estrada. O impacto da implementação do sensor LiDAR é tão significativa, que mesmo num carro já apetrechado com funcionalidades de segurança, pode resultar num decrécimo de acidentes até 20%, com uma melhoria da prevenção global até 9%.
Isto é tudo muito bonito de ler e escrever, mas verdade seja dita, nunca vi uma fabricante automóvel tão confiante em algo. A Volvo sabe o que faz no campo da segurança, por isso, é boa ideia estar atento ao lançamento!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!