O recentemente lançado EX30 da Volvo, que até já tivemos a oportunidade de testar há algumas semanas atrás, é um caso de sucesso quase absurdo para a gigante automóvel Sueca. Este já é o automóvel elétrica mais vendido da marca, e ao que tudo indica, é uma tendência que está para continuar.
Algo muito interessante, porque além de ser o automóvel 100% elétrico mais barato da Volvo, e de contar com uma qualidade de construção muito própria da marca, esta continua a ter uma margem de lucro bastante saudável… Estamos a falar entre 15% e 20% de margem bruta. Curiosamente, é um valor superior ao da Tesla, que tem aproveitado as suas margens para baixar os preços dos seus elétricos mais populares, para claro, meter alguma pressão em cima das rivais.
Volvo está a fazer um sucesso absurdo com o EX30!
Portanto, caso não saiba, só em Março, a Volvo foi capaz de entregar mais de 8600 unidades do EX30 em todos os mercados onde já lançou o seu mais recente veÃculo elétrico. Isto é curioso! Porque a capacidade de produção ainda não está ao máximo, e como tal, a margem de lucro bruta também não chegou ainda ao seu pico. (Economia de escala no mundo automóvel significa que, quanto mais produz, mais barata vai ser a produção por unidade.)
O Volvo EX30 começa à volta dos 38 mil euros em Portugal, mas não é por cá que a coisa está a correr bem. O elétrico mais barato da Volvo está a fazer um sucesso incrÃvel em várias regiões. Tudo muito graças ao seu design moderno, jovial, e até um bocadinho “chateado”.
Isto em conjunto com motorizações capazes de oferecer muita dinâmica, e claro, um interior cheio de tecnologia até nas versões mais “base”.
Em suma, a Volvo é inegavelmente uma das fabricantes que mais tem apostado no mundo elétrico. Como tal, é também uma das fabricantes que mais sucesso tem sido capaz de angariar. Faz sentido!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!