Sábado, Agosto 2, 2025

Volto a dizer… A IA da Google está a matar a Internet

A Google diz que os seus novos resumos gerados por inteligência artificial ajudam os utilizadores a obter respostas mais completas e rápidas. O que faz todo o sentido, tal tem sido a “fuga” de utilizadores para os serviços de IA mais populares do mercado, como é o caso do ChatGPT.

Porém, um estudo recente do Pew Research Center vem levantar uma bandeira vermelha. Os chamados AI Overviews podem estar a afundar o tráfego dos sites que alimentam essas respostas.

Sem sites a criar conteúdo, a IA vai alimentar-se do quê? Os números são tudo menos animadores.

Menos cliques = menos visitas!

cuidado se utiliza o método de iniciar a sessão com a google!

O estudo analisou os hábitos de navegação de 900 adultos nos EUA durante março de 2025. Resultado? Sempre que os resumos de IA apareciam no topo das pesquisas, os utilizadores clicavam quase 50% menos nos links tradicionais.

Quando falamos dos links incluídos dentro dos próprios resumos de IA, a situação é ainda mais drástica: só 1% das visitas resultava num clique nesses conteúdos.

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Ou seja, para a maioria das pessoas, o resumo da IA é suficiente. A pesquisa acaba ali.

A quem está a beneficiar isto?

A IA da Google recorre sobretudo a fontes como Wikipedia, YouTube, Reddit e sites governamentais. Curiosamente, estes últimos aparecem com mais frequência nos resumos de IA do que nos resultados tradicionais. Já os sites noticiosos aparecem com a mesma frequência em ambos os formatos, mas isso pouco importa quando os cliques desaparecem.

A Google insiste que os resumos de IA ajudam a gerar “cliques de maior qualidade” e que mais sites passam a ter hipóteses de serem clicados. Mas os dados mostram outra realidade: os utilizadores estão a clicar menos. Ponto final.

Sem cliques, acabam os sites. É assim que funciona.

Estamos a chegar ao fim da Internet como a conhecíamos?

Esta mudança de comportamento representa um corte brutal na lógica tradicional da internet: pesquisa → clique → site. Agora, o ciclo é mais curto: pesquisa → resposta → fim.

Se a tendência se confirmar, e tudo indica que sim, vamos assistir a uma transformação profunda na forma como os sites vivem (e sobrevivem) do tráfego. A web aberta, alimentada por cliques e visitas, está a ser substituída por um ecossistema em que a IA responde por todos…

Se até os editores já estão a sentir o impacto, o que acontecerá quando esta funcionalidade for ativada em mais mercados, mais idiomas e mais dispositivos? A pergunta agora não é “se” vai afetar o ecossistema. A pergunta é quanto tempo vai demorar até se tornar irreversível.

A IA é importante, e vai mudar o mercado. Mas… É isto que nós queremos?

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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