A evolução constante nas novas tecnologias está a trazer grandes e interessantesnovidades para o mercado automóvel quase todos os anos, em todas as gerações de novos veículos. No entanto, da mesma forma que nem tudo o reluz é ouro, nem todas as evoluções tecnológicas são benéficas para o uso normal do dia-a-dia, apesar de até parecerem boas no papel.
Quer um exemplo? Bem, a inclusão dos botões touch não tem sido bem recebida no mercado automóvel, e a Volkswagen é quem mais críticas tem recebido neste sentido.
É exatamente por isso que esses botões vão deixar de existir nos automóveis do grupo.
Novo Carro conceito VW ID2 demonstra o futuro para os modelos da empresa!
Portanto, o VW ID.2 que é no fundo a base para um futuro elétrico superior ao atual para o grupo VW, reintroduz os botões e controlos físicos para todos.
Darius Watola, designer de interiores da VW, disse publicamente:
“Esta é uma nova abordagem para todos os modelos do grupo”
Sendo assim, uma reviravolta necessária devido ao feedback impopular entre os clientes.
A nossa experiência!
Saiba que o Volkswagen o VW ID.3 foi dos primeiros veículos da VW, sendo também a nossa primeira experiência com a mudança de botões físicos para botões touch.
Uma tecnologia que estranhámos no imediato, e que nunca nos foi capaz de conquistar. Até porque em alguns modelos mais baratos, além da presença de botões touch, a VW optou também por diminuir a quantidade de botões nos seus carros, para meter mais controlos (escondidos) no sistema de entretenimento.
Um autêntico perigo na prática da condução! Em suma, tudo mudou para pior.
A nossa opinião?
Pois bem, em suma a mesma que a grande maioria dos compradores… Os botões touch não oferecem um feedback tátil, e tendem a não ter a mesma responsividade. Aliás, fica até a ideia de que os botões touch no volante e sistema de entretenimento na consola central tentam fazer demasiado, e acabam por fazer menos.
(Ensaio) Golf GTI Clubsport: O último “pop pop pop”
Em suma, nem sempre as novas tecnologias são benéficas em todos os carros e no caso dos botões touch tem sido uma constante. Inúmeras fabricantes tentam dar o seu melhor, mas na realidade acabam por tentar demais e oferecer algo que chega a ser muito pior que os “simples” botões físicos ao volante ou em qualquer sistema de entretenimento.
Ademais, o que pensa sobre os botões touch? Partilhe connosco a sua opinião sobre o retorno dos botões físicos nos comentários em baixo.