A chegada de novos modelos a combustão no ano de 2021 é sempre uma grande novidade, especialmente em grandes marcas que andam a avisar que a ‘coisa’ pode estar quase a chegar ao fim. Afinal de contas, os modelos eletrificados estão a chegar cada vez mais em força e as versões “normais” são cada vez mais escassas, especialmente quando falamos em carros de performance.
Ainda assim, nem a eletrificação conseguiu parar o novo VW Polo GTI! Um modelo mais pequeno mas que segue cada vez mais a linha de design do Golf!
Posto isto, a nova variante vem para o lugar de topo da sua gama, mas agora com alguns detalhes do seu irmão mais velho e maior (Golf) nomeadamente no campo das novidades tecnológicas. Mas será que este modelo tem o suficiente para superar os rivais do mercado?
Vamos aos números!
Ora bem, o novo Polo GTI 2021 vai trazer consigo o motor 2.0L turbo capaz de produzir 204 cv de potência e 320 nm de torque. Toda esta potência é enviada para o eixo frontal através da caixa automática de 7 velocidades de dupla embraiagem.
Curiosamente a faixa de torque do motor é maior e surge em força desde entre 1500-4500 rpm. Algo que tem efeito direto na aceleração dos 0-100 km/h em 6.5 segundos!
Entretanto, para os mais puristas, ainda nada indica para a possibilidade de caixa manual, como existe no rival direto Ford Fiesta ST.
Audi quer carros elétricos para as massas! A3 e A4? Só elétricos!
Vamos agora a alguns detalhes mais significativos!
Para o exterior o novo Volkswagen Polo GTI ganha as novas luzes LED matrix ‘IQ Light’ como base e ainda uma barra de luz frontal. Segundo a empresa, a nova barra de luz cria uma espécie de ligação entre este carro e os modelos eletrificados da marca.
Temos também um novo para-choques redesenhado na traseira, umas jantes standard de 17 polegadas “iguais” às do Golf. Assim sendo, já no interior como base temos um ecrã no sistema de entretenimento de 8 polegadas, com direito a Apple CarPlay e Android Auto integrado.
Contudo, pode adicionar o pack Discover Pro e Discover Media que oferecem o muito desejado ‘Digital Cockpit’. Algo, que vemos normalmente nos modelos mais caros como o Golf e o ID.3.
Assim sendo, a nível de condução temos 3 modos Eco, Normal e Sport, em que o Sport oferece até uma mudança no som de escape. Quanto a pormenores, saiba que este GTI recebeu modificações no chassi para aumentar a sua resposta dinâmica e até temos uma redução na altura em 15mm.
Para terminar, pela primeira vez temos no VW Polo GTI muitas das funcionalidades encontradas nos modelos maiores. Estamos a falar de ajudas como Lane Assist, Cruise Control Adaptativo, assistência lateral e alerta de trafego na traseira do modelo. Até alertas sonoros e travagem automática de emergência estão incluídos.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!