O mundo automóvel está obviamente virado para a revolução elétrica, e de facto, existem poucas dúvidas de que esse é de facto o futuro da mobilidade, tal tem sido o nível de investimento.
Mas, entrar em pleno nesse mundo pode demorar mais do que o previsto, por isso, algumas referências do mercado estão a tentar fazer as coisas de forma um pouco diferente.
A Volkswagen é um bom exemplo disto mesmo! Visto que atravessou tempos difíceis, com vendas estagnadas, cortes de custos e despedimentos. Pois bem, a gigante Alemã quer agora virar a página, e como tal, promete uma ofensiva com dez novidades até 2028, entre elétricos e modelos a combustão.
Aposta séria nos elétricos acessíveis!
O primeiro grande trunfo da fabricante será o ID.2, a revelar-se no Salão de Munique em setembro, com preços a começar nos 25 mil euros e autonomia até 450 km.
Um ano depois chega o ID.2X, o SUV equivalente, enquanto para 2027 está marcada a estreia do ID.1, produzido em Palmela, com preços na ordem dos 20 mil euros. Este modelo vai substituir o antigo up! e deverá oferecer pelo menos 250 km de autonomia.
A estratégia não fica por aqui. O Golf e o T-Roc também vão ganhar versões 100% elétricas a partir de 2028, baseadas na nova plataforma SSP. A Volkswagen acredita que estes modelos poderão tornar-se nos seus elétricos mais vendidos, tal como os equivalentes a combustão foram durante décadas.
O regresso em força dos motores a combustão?
Apesar do foco nos elétricos, a marca não esquece a realidade incontornável do mercado: os carros a combustão continuam a ser a principal fonte de lucro. Por isso, a Volkswagen comprometeu-se a investir 60 mil milhões de euros no desenvolvimento destes motores até 2028.
O primeiro exemplo está na nova geração do T-Roc, que está prestes a ser apresentada. Um automóvel que vai continuar a ser produzido em Palmela e vai estrear a primeira motorização full hybrid da Volkswagen, do tipo auto-recarregável.
Entretanto, o Golf e o Tiguan também vão receber esta tecnologia. Um pouco mais tarde, claro.
Atualizações importantes!
Além dos novos modelos, a Volkswagen vai atualizar parte da gama atual. O Polo receberá pela primeira vez motores mild-hybrid. O ID.3 será renovado em 2026 e o ID.4 terá uma atualização profunda no mesmo ano, ao se transformar num carro completamente diferente, e esperemos nós visualmente mais apetecível.
Já o ID.5 e o Touareg vão sair do mercado devido às fracas vendas globais.
O que esperar?
Esta mudança de estratégia mostra que a Volkswagen quer estar em todo o lado, com força.Na verdade, um pouco como a Toyota anda a fazer. A gigante alemã quer carros elétricos acessíveis para competir diretamente com marcas chinesas, mas também quer manter a chama dos motores a combustão, ainda essenciais para os resultados financeiros.
Em suma, a marca alemã está a tentar equilibrar tradição e futuro. Agora é esperar para perceber se a VW chega atrasada, ou se ainda vai a tempo de correr atrás do prejuízo.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!