Há grandes notícias para quem quer uma bela prenda de Natal! É que a Vodafone acaba de disponibilizar a rede 5G e está a oferecer sem quaisquer custos adicionais para todos os clientes. Deste modo temos logo acesso a maior velocidade e também qualidade nas ligações de dados.
Vodafone oferece 5G a todos os clientes! Veja como funciona
O objetivo da Vodafone é democratizar o acesso à tecnologia 5G. Deste modo todos a podem experimentar. Entretanto esta operadora diz que vai assegurar também a presença desta tecnologia em todas as capitais de distrito.
Assim, até dia 31 de janeiro, a Vodafone terá o 5G disponível em todos os seus tarifários. Isto sem exceção, sem encargos adicionais e sem que os Clientes necessitem de tomar qualquer ação.
Para os clientes particulares, no final do período experimental, a 31 de janeiro de 2022, o 5G estará integrado por defeito nos tarifários pós-pagos Red 10GB, Red Infinity e pré-pagos Vodafone You 10GB e Yorn X 10GB, sendo aplicado aos demais tarifários e a pedido do cliente o valor mensal de 5 euros.
Entretanto o mesmo princípio e prazo é aplicável aos clientes empresariais, estando o 5G disponível de forma automática e integrado nos tarifários Red 10GB, V4 e em todos os planos Infinity, sendo aplicado para os demais tarifários, em caso de decisão de continuidade de acesso ao 5G por parte do Cliente, o valor mensal de 4,07 euros sem IVA.
Estas são sem dúvidas excelentes novidades para quem quer deitar a mão ao 5G. É que os benefícios são realmente muitos.
Entretanto sabe qual o país com a rede 5G mais rápida?
De facto, o país que tem a rede 5G mais rápida do mundo é a Coreia do Sul. E a velocidade distancia-se bastante da segunda posição que é ocupada por Taiwan. Mas vamos então analisar o estudo que foi revelado pela empresa SpeedCheck.
Ora o facto da velocidade de Internet 5G na Coreia ser de 449 Mbps significa logo à partida que este país está bem preparado para tirar todos os benefícios desta nova tecnologia de comunicação. Falo de downloads mais rápidos, mas sobretudo de maior conetividade nos automóveis com grandes funcionalidades de entretenimento e também da realidade aumentada.
Como referi acima Taiwan surge em segundo lugar com uma distância considerável. De facto, a velocidade média é de apneas 136.36 Mbps. Já o terceiro lugar pertence à Inglaterra com 126.49 Mbps. Aqui a diferença é pouca. Portugal não surge na lista, talvez porque ainda é pouco significativo. No entanto, estranhei o facto da China não estar presente. É que na prática, as redes 5G estão a crescer a toda a velocidade nesse país. Para além disso, a China é líder em equipamentos 5G. Seja como for, há de existir uma razão para esta ausência.
Mas as informações que foram libertadas pela SpeedCheck também fizeram outra comparação interessante. O preço. Assim, enquanto no caso do 5G, os americanos pagam cerca de 1 Euro e 20 cêntimos por cada 1GB de dados, na Coreia a mesma quantidade custa quase 2 Euros. Um euro e noventa e quatro cêntimos se quiserem precisão. No entanto, este valor superior tem a boa justificação da velocidade ser várias vezes superior.