ciberataque

Se por acaso é cliente Vodafone, deve ter sofrido um pouco com falhas de serviço na rede móvel e na rede fixa durante o mês de Outubro, nomeadamente no dia 22 de Outubro.

Aliás, neste dia não foi apenas a Vodafone a ficar com os serviços em baixo, a NOS também foi vítima de ataques, e teve o seu serviço de rede móvel com dificuldades durante quase todo o dia.



Pois bem, parece que o Centro Nacional de Cibersegurança está a avaliar o que se passou com ambas as operadoras… Visto que pelos vistos, foi tudo devido ao ataque de piratas informáticos.

Vodafone/NOS – Esteve sem Internet? A culpa foi dos piratas informáticos

ciberataque, vodafone

Portanto, em declarações à Radio Renascença, o coordenador do CNC revelou que estão a trabalhar em conjunto com duas das fornecedoras de rede móvel do país. Contudo, ainda não foi possível relacionar os dois casos. Afinal de contas, ter a NOS e Vodafone com falhas no mesmo dia… É muito estranho!

Caso não saiba, desde janeiro já existiram pelo menos 28 ciberataques a empresas e organismos públicos. E pelos vistos, os alvos principais são as autarquias, que muitas vezes têm um departamento de IT menos apetrechado.

Entretanto, os ataques não estão a crescer em número, mas a sua complexidade é cada vez mais preocupante

Afinal, no exemplo mais curioso destes ataques, a Câmara de Vinhais foi vítima de um ataque, em que só conseguiu recuperar o controlo do seu sistema informático uma semana depois de tudo ter acontecido. (O resgate era de 20 mil euros, que a autarquia recusou pagar.)

Contudo, apesar desta câmara não ter pago, o mais comum é mesmo abrir os cordões à bolsa para que o problema desapareça o mais depressa possível. O que claro está, dá ainda mais motivações aos piratas informáticos.

Em suma, com este aumento de ataques pela Internet… Será que vamos ter mais ataques a grandes empresas como a NOS e a Vodafone? É que downtime neste tipo de serviço é uma dor de cabeça monumental para todos. Terá sido um ataque informático? Foi apenas uma avaria? Terá sido um ataque de rivais?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.