Vodafone testa 5G e atinge velocidades de 20Gbps


Por em

A Vodafone realizou os primeiros testes de 5G em Portugal, antecipando aquela que será a rede móvel do futuro. A demonstração foi feita em parceria com a Ericsson e aconteceu no Edifício Sede da Vodafone Portugal, tendo sido atingidas velocidades de 20Gbps.

Os testes realizaram-se em ambiente controlado na Vodafone Portugal e incluíram a transmissão de ficheiros para dois equipamentos móveis, em condições reais de propagação, a velocidades multi-Gbps (mais do que 1Gbps). A par disso, foi utilizada a tecnologia de ‘beam tracking’ e multi user MIMO, na qual assenta o 5G e que permite, através de feixes distintos nas antenas, transmitir dados de forma muito mais direcionada, servindo com maior eficácia vários utilizadores em simultâneo. Este sistema otimiza as comunicações móveis, melhorando a velocidade por utilizador e obtendo maior eficiência espectral.

Foram ainda demonstradas algumas das potencialidades que esta inovação tecnológica vai permitir no futuro em termos de experiência de utilização, como por exemplo a visualização em tempo real de um vídeo Ultra HD/4K para um equipamento móvel em movimento sem perda de qualidade.

Os testes comprovaram também a redução de latência ou tempo de resposta do sistema rádio 5G, que vai ser um facilitador para comunicações críticas em tempo real, fiáveis e de elevado débito, tais como veículos inteligentes ou autónomos, ou operação remota de robótica.

Entretanto saibam que o Estádio do Dragão e o Meo Arena serão os primeiros locais a ter acesso à velocidade 5G.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.