Anuncia na Leak comercial@leak.pt
AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Voar em 2026 é um pesadelo mascarado de coisa de rico

por Nuno Miguel Oliveira
9 de Maio, 2026
em Especiais
Tempo de leitura: 3 minutos de leitura
0
Adicionar como fonte preferida na Google

Voar em 2026: Entre o aperto das pernas e o assalto à carteira… A verdade é que o céu já não é o limite. – Com o crescimento da Leak, tenho a oportunidade de ir a vários eventos nacionais e internacionais. Especialmente agora que também fazemos ensaios a carros. Por isso, comecei a voar regularmente em 2017 e, de facto, o volume de viagens só tem aumentado após a pandemia.

Por isso, se há pessoa que pode dar uma opinião daquilo que é voar nos dias que correm, sou eu. Faço vários voos europeus e também faço voos de longo curso para o Dubai, Egito, China, Tailândia, Taiwan, etc. Aqui é preciso salientar que vou sempre em trabalho e, como tal, vou 99.9% das vezes em económica, ou no máximo, económica “extra” ou “plus”.

Também vale a pena dizer que já voei em todas as companhias, sejam elas de bandeira, premium ou low-cost. As diferenças não são assim tantas, a não ser que queiras mesmo viajar pela Ryanair, que é um mundo um bocadinho à parte, mas até aqui, as diferenças para uma TAP desta vida já não são assim tantas. Porquê? Porque voar, nos dias que correm, não é mais do que andar num autocarro com asas.

Segue a Leak na Pesquisa Google Aparece no teu Discover automaticamente
Adicionar →


  • Ainda te lembras do Avião estacionado na Segunda Circular?

Voar em 2026 é um pesadelo mascarado de coisa de rico

2 semanas com o iphone 16 pro max. como tem sido?

Se tens saudades dos tempos em que voar era uma experiência digna de registo, temos más notícias. Em 2026, entrar num avião parece mais uma punição do que o início de umas férias. Porquê? Simples! A indústria otimizou o lucro ao ponto de transformar o passageiro numa simples mercadoria a quem tentam sacar o último cêntimo.

Taxas para tudo e espaço para nada. O novo “normal” nas nuvens!

A realidade é brutal e não há como fugir. As companhias aéreas transformaram o serviço básico num autêntico campo de minas de taxas. Se queres escolher o lugar, pagas. Se queres levar uma mala que não seja do tamanho “correto”, pagas. Aliás, se quiseres entrar primeiro para não ficares sem espaço para a mochila, pagas. Na realidade, é o expoente máximo da ganância corporativa.

Entretanto, enquanto a tua carteira emagrece, o teu lugar no avião segue o mesmo caminho. De 2017 até aqui, passei de ter espaço para as pernas (tenho 1m90) e de até ter um lanchinho decente, para agora ter de andar sempre a correr atrás dos lugares virados para o corredor, e com frutos secos dentro do bolso.

Pode parecer inacreditável, mas o espaço para as pernas e a largura dos assentos foram reduzidos ao mínimo aceitável para enfiarem mais gente lá dentro. Como disse em cima, voar hoje é como ir num autocarro lotado, mas a 10 mil metros de altitude e com preços de luxo. Nada é por acaso!

Stress operacional e passageiros à beira de um ataque de nervos?

Como se o aperto físico não chegasse, a experiência humana também se degradou. As pessoas estão mais mal-educadas porque o clima é de stress. Somamos a isto as filas intermináveis na segurança, a falta de pessoal e a probabilidade cada vez maior de a tua bagagem decidir ir de férias para outro país sem ti. É o caos organizado, e quem paga a fatura (em dinheiro e em paciência) és tu.

E para quem achava que dentro da cabine estaria seguro, o clima decidiu dar uma ajuda: as turbulências severas estão a aumentar drasticamente, tornando as viagens ainda mais desconfortáveis e “saltitantes”.

O veredito: Mais acessível, mas muito mais stressante.

Voar já não é só para alguns. É algo normal, e não é por acaso que Portugal precisa de um aeroporto novo. Está a rebentar pelas costuras, porque o número de passageiros e de aviões é um completo absurdo nos dias que correm.

Podem tentar convencer-nos de que voar é mais seguro e acessível hoje do que há décadas. Tecnicamente, os números dizem que sim, mas a experiência diz-nos que não. A meu ver, o transporte aéreo está a regredir para um estado de pura transação financeira onde o conforto é uma memória distante.

É uma pena. Mas a magia de voar está a desaparecer tão rapidamente quanto os lucros de uma companhia que tão bem conhecemos.

Newsletter Leak Grátis, semanal, sem spam
Subscrever →
Partilhar238EnviarPartilhar42PartilharSummarize
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

IA, óculos

Óculos com IA a 59€? Tiram fotos e gravam vídeo!

por Nuno Miguel Oliveira
2 horas atrás

A PCComponentes lançou o desafio, e eu aceitei. Ou seja, enviaram uns óculos IA com várias capacidades muito interessantes como captura de fotografias, captura de excertos de vídeo...

F1: As baterias trazem outros problemas inesperados.

por Nuno Miguel Oliveira
2 horas atrás

Estamos agora na ressaca do Grande Prémio do Mónaco, um evento que normalmente vale pela qualificação e não pela corrida. Mas, desta vez até tivemos sorte. O caos...

temperatura interior do automóvel

O truque para dormir com este calor sem ligar o ar condicionado

por Ana Oliveira
4 horas atrás

Há noites de verão em Portugal em que o calor simplesmente não deixa dormir. O quarto parece um forno, viras-te de um lado para o outro à procura...

piscina

Piscina de Hotel a 10€ por dia? Isto existe. Até em Lisboa!

por Nuno Miguel Oliveira
7 horas atrás

Piscina de Hotel a 10€ por dia? Isto existe. Até em Lisboa! - O calor começa a apertar, e como seria de esperar, a vontade de apanhar um...

Deixar comentário
  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Anuncia na Leak
comercial@leak.pt

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Adicionar como fonte preferida na Google Seguir a Leak na Google
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções

Leak@2026 - Todos os direitos reservados