VisionWare vence concurso europeu de inovação

A VisionWare é uma das três grandes vencedoras nacionais do concurso europeu “Fast Track to Innovation (FTI)”, a par da RTP e da Sakthi Portugal.

O Fast Track to Innovation (FTI) é um programa de apoio à inovação e desenvolvimento integrado no programa Horizonte 2020, do Concelho Europeu da Inovação (EIC), que visa acelerar o processo de comercialização de produtos e serviços inovadores. O objetivo deste projeto é reduzir o tempo decorrido entre o surgimento da ideia de negócio e a sua materialização e entrada no mercado, promovendo o investimento do setor privado em investigação e inovação. Um projeto vocacionado para as tecnologias, conceitos e modelos de negócios inovadores, em que as PME participantes terão também têm acesso a serviços gratuitos de coaching e aceleração de negócios.

São 14 os projetos europeus vencedores, três dos quais portugueses, que vão receber uma parte dos 34 milhões de euros, distribuídos pelas empresas vencedoras.

Em Portugal a Sakthi Portugal, Visionware e RTP vão receber 1,1, 2,2 e 2,4 milhões de euros, respetivamente, dos fundos atribuídos ao concurso, através dos projetos:

  • Projeto “DigiMAT” (Sakthi ), que desenvolve soluções inteligentes para materiais digitais na indústria automóvel.
  • Projeto “ENHANCEplayer” (RTP), que consiste numa ferramenta de inteligência artificial que melhora a qualidade do vídeo e limita o tráfego de internet vinculado ao streaming de vídeo.
  • Projeto “SCENE” ( Vision Ware), que consiste numa plataforma móvel aberta para aplicativos de cidades inteligentes na área da segurança.
Patricia Fonseca
Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.