Vírus da china. O que é? Como me posso proteger?

Se por acaso tem visto as notícias, deve saber que o Mundo está alarmado com a chegada de um novo vírus de origem Chinesa. Mas sabe como tudo começou? E o que fazer caso a “coisa” chegue cá? Vamos tentar perceber!

Pois bem, tudo começou no final de Dezembro na cidade de Wuhan. Com o aparecimento do 2019-n CoV, que no fundo é uma nova subespécie de coronavírus.

Estes vírus – coronavírus – quando em humanos, causam, na maior parte das vezes, infeções respiratóras leves a moderadas. Geralmente, com sintomatologias idênticas a uma constipação. Contudo, também podem provocar algumas infeções severas!

Os sintomas das infeções mais comuns são: febre, tosse, nariz entupido…Dito isto, são, por norma infeções que qualquer um de nós tem ao longo da nossa vida.

coronavirus

Assim sendo, é exatamente aqui que a situação atual começa a complicar! Tal como dito anteriormente, esta mesma família viral pode provocar infeções mais graves como pneumonias virais.

Dito isto, adicionalmente aos sintomas já referidos de uma constipação normal, ocorre falta de ar, aperto no peito e dificuldade ao respirar!

Inicialmente pensou-se que a transmissão fosse animal-Homem. No entanto, os casos de pessoas infetadas cresceu de tal forma que as organizações de saúde já afirmaram que a transmissão é seguramente Homem-Homem.

Basicamente, sendo um vírus, existem populações mais susceptíveis ao contagio. Nomeadamente, as que têm um sistema imunitária mais fragilizado!

Assim sendo, os métodos de proteção são idênticos a qualquer outro vírus.

Assim, de modo a reduzir o risco de contágio do coronavírus, a OMS aconselha:

  • Lavar as mãos com sabão e água, assim como soluções à base de alcool
  • Cobrir o nariz e a boca quando se tosse ou espirra
  • Evitar contacto próximo com pessoas com sintomas de constipação
  • Por fim, cozinhar muito bem alimentos como carne e ovos

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Joana Morais
Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, em especial a área da fitoterapia e nutrição. Muitas vezes brincando que noutra vida fui "feiticeira" porque sou apaixonada por tudo o que têm propriedades curativas. Finalizado o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, sinto-me útil a ajudar.

Mais deste autor

2 COMENTÁRIOS

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google Fotos: a novidade mais esperada desapareceu sem data!

Em 2019 na conferência da Google conhecemos uma novidade que ia chegar ao Google Fotos. Esta novidade chamava-se Colorize e utilizava a IA para...

Não quer instalar o iOS 15? Veja como continuar a ter updates!

O iOS 15 chegou e veio cheio de funcionalidades. De facto, há muitas e boas razões para mudar! No entanto, há muitas pessoas que...

Gmail: recupere o espaço da sua conta em segundos!

O Gmail é sem dúvida uma excelente plataforma de email. No entanto, partilha do mesmo problema das outras plataformas. Os emails vão-se acumulando, especialmente...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!