Já várias vezes se falou da utilização de vinagre na máquina de lavar. Quer seja porque as pessoas procuram alternativas mais suaves aos produtos comerciais ou simplesmente porque querem experimentar algum truque que viram nas redes sociais várias pessoas acabam por o fazer.
Embora o vinagre tenha muitas utilizações na máquina de lavar, há medidas de segurança a ter em conta antes de o utilizar, bem como algumas práticas recomendadas para o ajudar a tomar as decisões mais informadas sobre quando e quando não utilizar este produto de limpeza natural barato.
Os benefícios
Há muitas utilizações para o vinagre na roupa, incluindo a remoção de nódoas, a eliminação de odores e a erradicação de bolor e mofo. O vinagre também pode ser utilizado como uma alternativa aos amaciadores de roupa comerciais.
Remoção de nódoas: Como tira-nódoas, o vinagre trata eficazmente as nódoas de baixo pH, como café, chá, sumo de fruta, vinho e cerveja. Para o utilizar, deixe a peça manchada de molho durante pelo menos 30 minutos. Ou até durante a noite numa solução de vinagre branco e 1 colher de sopa de detergente líquido para a roupa antes de a lavar.
Remoção de bolor e mofo: O vinagre branco destilado é poderoso para remover bolor ou mofo dos tecidos.
Remoção de odores: A utilização de vinagre na roupa também é excelente para remover a acumulação de produtos que podem prender as bactérias causadoras de odores, fazendo com que os artigos acabados de lavar saiam da lavagem com um cheiro menos limpo.
Amaciador de roupa: Também tem propriedades naturais de amaciamento de tecidos. No entanto, o vinagre na roupa não deve ser uma adição rotineira porque pode causar danos nas máquinas de lavar. Além disso, certos tecidos não devem ser excessivamente expostos ao vinagre, e há produtos de lavandaria com os quais não deve ser combinado.
Quando não utilizar
Com lixívia de cloro: Em primeiro lugar e mais importante, é fundamental que não utilize vinagre na roupa juntamente com lixívia de cloro ou com quaisquer produtos que contenham lixívia de cloro. Quando o vinagre e a lixívia com cloro são misturados, criam uma reação química que resulta em fumos perigosos que são extremamente nocivos e podem ser fatais.
Com utilização regular: Em segundo lugar, o vinagre não deve ser utilizado como parte da sua rotina regular de lavagem de roupa. O ácido do vinagre pode danificar os vedantes e as mangueiras da sua máquina de lavar roupa, provocando fugas.
Com elásticos: Por último, é melhor evitar a utilização excessiva de vinagre ao lavar roupa de ginásio ou outra roupa com elástico. Embora o vinagre seja excelente para eliminar a acumulação de odores resultante da utilização excessiva e incorrecta de produtos de lavandaria, com o tempo, a acidez pode desfazer o elástico, encurtando a vida útil de qualquer peça com elasticidade.
Quanto utilizar
O melhor uso do vinagre na roupa é para acabar com o mofo e bolor. Embora a lixívia com cloro se possa utilizar na lavagem terá de se aplicar apenas em roupa branca. O vinagre pode-se utilizar em cores, pelo que é uma boa opção para lavar artigos não brancos e com bolor. Lembre-se, nunca misture vinagre e lixívia de cloro; use um ou outro, mas nunca ambos.
O vinagre também é excelente para a triagem da roupa. Utilize-o quando for necessário resolver um problema na roupa e não como medida preventiva. Um exemplo de utilização do vinagre para resolver um problema de lavandaria são as toalhas com um odor a mofo, mesmo quando estão limpas. A utilização de amaciador de roupa e a dosagem incorrecta de detergente para a roupa são normalmente os culpados. O vinagre é uma forma barata e suave de retirar das toalhas a acumulação de produtos que causa este tipo de mau cheiro.
Entretanto outro exemplo de utilização do vinagre como medida única para resolver a presença de odores devido à acumulação de produtos é a roupa de desporto e outros tipos de vestuário com elasticidade. No entanto, assim que essa acumulação se eliminar, mude de produto. Isto em vez de continuar a utilizar o vinagre como parte regular da sua rotina de lavandaria para proteger a roupa e a sua máquina de lavar.