Em abril ultimo, a VideoLan, entidade responsável pelo desenvolvimento do popular de reprodução software multimédia VLC, revelou a que estava a preparar a aplicação no modo Universal Windows Platform. Este UWP permite que a aplicação possa ser usada em várias plataformas desde que possuam o Windows 10 instalado.

Esta semana, a VideoLan anunciou a disponibilidade da App para dispositivos Windows 10 e, segundo o presidente da empresa, Jean-Baptiste Kempf, possui todas as funcionalidades existentes no iOS e Android assim como novas opções.

Como é característico, a App do VLC possui o suporte múltiplos formatos de ficheiros multimédia, funcionalidades de partilha, suporte a legendas, sincronização áudio e vídeo e um compacto leitor de ficheiros áudio.

 

Além do suporte a funcionalidades touch, a versão para Windows 10 inclui o suporte a Live Tiles, integração à Cortana (apenas em inglês e francês) e o suporte à experiencia no modo Continuum, funcionalidade característica de alguns smartphones Windows 10 de topo.

Apesar destas novidades, o responsável máximo pela empresa, revela que existem algumas ausências nas funcionalidades como é o caso da reprodução de DVD e discos BluRay assim como o suporte a sintonizadores de TV. Estas ausências devem-se ao facto de existirem algumas limitações no desenvolvimento de aplicações UWP.

Para estas funcionalidades recomenda-se que os utilizadores instalem a versão desktop da aplicação.

Download : VLC para Windows 10

Jean- Baptiste Kempf não quis terminar o anuncio sem adiantar que está a ser afinada a versão para outros dispositivos como é o caso do Surface Hub e do HoloLens. Este lançamento está apenas dependente de algumas correções que ainda são necessárias fazer para que o produto fique estável e perfeitamente funcional.

 

No que diz respeito à versão para Xbox One, essa deverá chegar ainda durante este verão, quando a loja suportar UWP de terceiros (ainda que não esteja confirmado que tal acontece nas próximas semanas).

 

Além destas informações foi revelado também que uma nova atualização deverá estar prestes a chegar e que é dirigida aos sistemas Windows 8.1, Windows RT 8.1 e Windows Phone 8.1. Esta atualização deverá chegar durante o mês de julho.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.