Vídeo: Manter a colecção de Vinil perfeita? Conheçam o Spin-Clean

Riscos, eletricidade estática e sujidade são os maiores inimigos dos discos de vinil. Mas se não há nada a fazer quanto aos riscos – excepto evitá-los – e a eletricidade estática é fácil de remover com escovas especiais, já a sujidade é algo que se vai acumulando com o tempo e a utilização do disco até afetar a sua reprodução de forma irreversível.

A Pro-ject Audio Systems procurou no mercado uma solução de limpeza de discos eficaz, acessível e fácil de usar e encontrou o Spin-Clean Record Washer mkII.

Uma das principais características diferenciadoras do Spin-Clean face a outros sistemas é que foi concebido de tal forma a que nunca é necessário tocar na superfície do disco durante o processo de limpeza. Isto acontece porque o disco não é seguro pelo centro (o que implicaria a sua manipulação para colocar e retirar o suporte) mas sim através das bordas, ficando assente em roletes.

Esta abordagem tem outra vantagem: ao alterarmos a posição dos roletes no suporte (existem três posições diferentes) é possível limpar todo o tipo e formato de discos além dos tradicionais LPs, incluindo singles, maxi-singles e até discos de 78 rpm.

Outra vantagem do Spin Clean é o facto de usar agentes de limpeza concentrados que se usam diluídos em água (de preferência destilada ou desmineralizada). Cada preparação é suficiente para limpar 20 a 50 discos – dependendo do seu estado de sujidade – o que significa que um só frasco é suficiente para limpar toda uma coleção de discos.

O agente de limpeza é aplicado diretamente nas escovas do Spin Clean envolvendo a sujidade e depositando-a no fundo da caixa do equipamento, evitando assim que volte à superfície e mantendo a solução limpa para a limpeza de dezenas de discos em sequência (veja um vídeo de diversas máquinas em ação a recuperar milhares de discos em http://youtu.be/9hNfLwsR0WI).

Os fluidos de limpeza foram especialmente formulados para este efeito e não contêm álcool nem outros agentes químicos capazes de atacar o vinilo.

A Supportview comercializa o Spin Clean em Portugal em duas versões. O Spin-Clean Record Washer System mkII custa €115 e inclui tudo o que é necessário para começar a limpar a coleção de vinilo, incluindo uma embalagem de fluído de limpeza de 120 ml (4 oz) e um kit completo com 1 par de roletes, 1 par de escovas e dois panos de secagem sem pelos (laváveis).

O Spin-Clean Record Washer System mkII Package custa €195 e é ideal para quem tem uma grande coleção de discos a precisar de limpeza. Adiciona ao pacote anterior uma grande embalagem de fluido de limpeza de 950 ml (32 oz), mais um par de escovas e um total de sete panos de secagem.

Todos os componentes do sistema de limpeza, incluindo fluidos de limpeza, roletes, escovas e panos podem ser adquiridos separadamente.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário