Inicio Fora da Caixa Vestígios de um planeta antigo e misterioso orbitam Marte, dizem os astrónomos

Vestígios de um planeta antigo e misterioso orbitam Marte, dizem os astrónomos

Os astrónomos acreditam que existem fragmentos de um misterioso planeta a orbitar em torno de Marte. Este planeta deverá ter colidido com Marte nos primeiros tempos do sistema solar, criando uma série de nove asteroides, apelidados de Trojans.

“Os Trojans são uma relíquia do que diz respeito à descoberta dos primórdios da vida no sistema solar, quando os planetas ainda estavam em formação”, referiu ao New Scientist o astrónomo Apostolos Christou, do Armagh Observatory and Planetarium.

Os astrónomos acreditam agora que os Trojans de Marte, são todos feitos do mesmo material, sugerindo que terão pertencido ao mesmo planeta.

Marte
Planet Mars, view from satellite (Digital Enhancement)

Na prática, os Trojans são asteroides que orbitam nos planetas e existem desde no nascimento do sistema solar, quando a distribuição de planetas, asteroides e cometas era bastante diferente do que é atualmente.

Só na orbita de Júpiter, foram encontrados 6.000 destes asteroides e cerca de 10 em Neptuno. Marte é, até agora, o único planeta conhecido que tem como companhia Trojans, que orbitam de forma regular.

O primeiro destes Trojans foi descoberto há mais de 25 anos atrás na L5 e foi chamado de “Eureka”, em homenagem ao famoso matemático Grego, Arquimedes.

Os asteroides são compostos de olivina (ou olivine em Inglês), que é um mineral que se forma em grandes objetos que sofreram altas temperaturas e uma elevada  pressão.

Os cientistas, liderados por Apostolos Christou e Galin Borisov, do centro Armagh Observatory and Planetarium, na Irlanda do Norte, afirmam que esta é a evidência que estas rochas são vestígios de antigos planetas e admitem que este mundo perdido poderá até ter tido impacto na nossa civilização atual.

Esta informação segue-se à nova e controversa teoria de que a vida em Marte poderá ter sido forçada a mudar-se para o subsolo após um desastre catastrófico que transformou o Planeta Vermelho num deserto.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Xiaomi está gulosa e quer roubar o mercado à Apple

Os tempos estão a mudar. Dito isto, o declínio de algumas marcas está a levar ao crescimento de outras. A Xiaomi que até aqui...

(Especial) Já ninguém troca de telemóvel todos os anos! Porquê?

Verdade seja dita, quase ninguém troca de smartphone todos os anos, especialmente num país como o nosso em que o ordenado médio ronda os...

Mesmo sem stock, a PS5 ultrapassou a Switch nas vendas!

Caso não saiba, a Nintendo Switch é a consola mais vendido do mercado há vários meses seguidos um pouco por todo o mundo. No...

Netflix: Away é a série que nunca deveria ter ido embora!

O Netflix, para mim, é sem dúvida a melhor plataforma de streaming de sempre. Claro que gosto igualmente do Disney+, mas por enquanto a...

Ford Mustang Mach-E GT Performance vem focado no desempenho!

O novo Mustang 100% elétrico surpreendeu o mercado com a grande ousadia em mudar um ícone automóvel. Afinal de contas, os entusiastas e fãs...