Vestígios de um planeta antigo e misterioso orbitam Marte, dizem os astrónomos


Por em

Os astrónomos acreditam que existem fragmentos de um misterioso planeta a orbitar em torno de Marte. Este planeta deverá ter colidido com Marte nos primeiros tempos do sistema solar, criando uma série de nove asteroides, apelidados de Trojans.

“Os Trojans são uma relíquia do que diz respeito à descoberta dos primórdios da vida no sistema solar, quando os planetas ainda estavam em formação”, referiu ao New Scientist o astrónomo Apostolos Christou, do Armagh Observatory and Planetarium.

Os astrónomos acreditam agora que os Trojans de Marte, são todos feitos do mesmo material, sugerindo que terão pertencido ao mesmo planeta.

Planet Mars, view from satellite (Digital Enhancement)

Na prática, os Trojans são asteroides que orbitam nos planetas e existem desde no nascimento do sistema solar, quando a distribuição de planetas, asteroides e cometas era bastante diferente do que é atualmente.

Só na orbita de Júpiter, foram encontrados 6.000 destes asteroides e cerca de 10 em Neptuno. Marte é, até agora, o único planeta conhecido que tem como companhia Trojans, que orbitam de forma regular.

O primeiro destes Trojans foi descoberto há mais de 25 anos atrás na L5 e foi chamado de “Eureka”, em homenagem ao famoso matemático Grego, Arquimedes.

Os asteroides são compostos de olivina (ou olivine em Inglês), que é um mineral que se forma em grandes objetos que sofreram altas temperaturas e uma elevada  pressão.

Os cientistas, liderados por Apostolos Christou e Galin Borisov, do centro Armagh Observatory and Planetarium, na Irlanda do Norte, afirmam que esta é a evidência que estas rochas são vestígios de antigos planetas e admitem que este mundo perdido poderá até ter tido impacto na nossa civilização atual.

Esta informação segue-se à nova e controversa teoria de que a vida em Marte poderá ter sido forçada a mudar-se para o subsolo após um desastre catastrófico que transformou o Planeta Vermelho num deserto.

Leia também

Ou veja mais notícias de Fora da Caixa

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Torturaram o novo smartphone Xiaomi Mi 6 e temos o vídeo para prová-lo

Nintendo marca presença na E3 com muitas novidades

Seguinte