Verão – Problemas com a acne? Aprenda alguns truques!

O acne resulta de uma inflamação das unidades pilosebáceas! Que se manifesta principalmente por comedões (pontos negros ou brancos), pápulas, pústulas e quistos, podendo ainda cicatrizar, deixando marca na pele! O acne é uma doença multi factorial uma vez que, como o nome indica, envolve vários factores!

As áreas mais afectadas, são geralmente as mais visíveis, ou seja a face, o peito e as costas.

Existem ainda acções que podem piorar esta doença tais como: uso de cosmética oclusiva, indução por fármacos e por acção mecânica (oclusão e/ou fricção).

A acne possui impacto físico mas também psicológico, uma vez que frequentemente leva a uma baixa auto-estima!

Cuidados a ter!

No verão com o aumento da produção de suor a pele tende a ficar mais oleosa e, por consequência, aumenta as impurezas e obstrução dos poros! Mas não só… A perda de água leva à desidratação e aumento da produção de sebo como compensação.

Em suma, o cuidado no verão deve ser redobrado!

Lavagem

  • O melhor sabonete para uma pele oleosa com tendência acneica, deve ser neutro a adstringente. Deve também conter substâncias anti-sépticas de modo a reduzir a proliferação da bactéria P. acnes!
  • Modere a lavagem! Nos dias de calor o desejo de arrefecer-se é grande contudo, o exagero pode levar a uma produção excessiva de sebo. Deste modo, lavar duas vezes por dia, de manhã e à noite é o ideal!
  • Evite ao máximo os toalhetes desmaquilhantes que contenham álcool! Pois podem aumentar a oleosidade.

Protetor solar

Escolha um gel-creme ou spray ‘oil free’, de modo a evitar a obstrução dos poros.

Cremes

Este tópico é bastante importante, podendo ainda dividir em creme hidratante, pomada para lesões localizadas e por fim exfoliante.

  • Os cremes devem contem substancias activas que, de algum modo, diminuem a tendência acneica, tal como Ácido salicílico, láctico e  glicólico. Podem ainda ser usados cremes com peróxido de benzoílo e ácido azelaico mas, neste caso, é recomendado a orientação de um profissional de saúde.
  • Para pomadas de lesões acneicas, o caso muda de figura uma vez que depende do tipo de lesão. Contudo, na grande generalidade, loções de zinco, óleo de chá verde e retinóides tópicos. Este último causa foto-sensibilização devendo portanto, evitar uso de dia.
  • A escolha de Exfoliante deve ser suave (geles e máscaras de argila – rosa e verde) preferencialmente 1-3 vezes por mês.

verão, tratamento de acne, acne

Maquilhagem

  • Muitas vezes a maquilhagem tem tendência a causar obstrução dos poros e consequentemente comedões. Dito isto, é importante procurar produtos não comedogénicos.
  • A maquilhagem mineral contêm substâncias como zinco que diminuem a oleosidade. Sendo por isto, uma boa aposta para quem não quer deixar de se embelezar!
  • O primer, colocado antes da base, ajuda a fechar os poros! Deste modo, diminui a absorção de algumas substâncias que podem piorar a acne.

Se tiver interesse em “Truques básicos e rápidos para uma maquilhagem perfeita!” – Clique aqui

Alimentação

Finalmente, mas não menos importante, a influência da alimentação na acne! Este ponto é controverso contudo, tal como em muitas doenças, a nossa nutrição afecta o estado imunológico e, deste modo, a capacidade de combatermos a inflamação.

Deste modo, dentro das suas alternativas, escolha os alimentos com maior teor de fitonutrientes e propriedades anti-inflamatórias!

Stress e ansiedade

De certo já ouviu dizer que o stress é o vilão do século atual! Dito isto, é fácil entender que questões emocionais afectam a tendência para as doenças na generalidade. Caso não esteja a conseguir lidar com a acne, dirija-se a um farmacêutico ou mesmo a um dermatologista.

 


Qualquer dúvida ou sugestão, não hesite em comentar ou contactar-nos via e-mail!

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

Joana Morais
Joana Morais
Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, em especial a área da fitoterapia e nutrição. Muitas vezes brincando que noutra vida fui "feiticeira" porque sou apaixonada por tudo o que têm propriedades curativas. Finalizado o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, sinto-me útil a ajudar.

Leia também

Deve carregar o seu veículo elétrico todas as noites?

Esta é uma pergunta que quem tem um veículo elétrico ou vai comprar faz com muita frequência. Afinal de contas este pode ser um...

O seu carro elétrico vai perder bateria acima desta temperatura!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Água oxigenada: o grande truque para a máquina de lavar

Com o passar do tempo as máquinas de lavar roupa podem acumular uma série de problemas. O calcário é um deles. No entanto, há...

Esta é a melhor forma de limpar a máquina de lavar roupa!

As máquinas de lavar roupa deixam as nossas peças de vestuário limpas, a cheirar bem e frescas. No entanto é fácil esquecermo-nos como é...

Trocar de smartphone: Qual é a melhor altura?

Como deve imaginar, a Leak.pt testa dezenas de smartphones todos os anos, repartidos pelas diferentes gamas de preço deste mercado, como tal, temos uma...

Smartphones dobráveis: Apple não quer e os outros não vendem!

Como estamos fartos de dizer, o smartphone dobrável já não é, de todo, uma grande novidade para ninguém atento ao mundo mobile. Afinal, a...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados