Deixar ver os subscritores no Youtube: boa ou má ideia?

Muitas pessoas consideram que para se ter sucesso no mundo do YouTube e ganhar subscritores é tão fácil como falar algumas vezes à frente da câmara e carregar os seus vídeos. No entanto, isto não corresponde à verdade. Se não estabelecer expectativas realistas, e sobretudo se recusar a largar o seu ego, o seu canal irá sofrer a longo prazo. Ter uma elevada contagem de subscritores é sinónimo de confiança mas chegar a essa fase pode levar vários anos. Enquanto não chega ou mesmo se já chegou é boa ideia deixar ver o número de subscritores no YouTube?

Deixar ver os subscritores no Youtube: boa ou má ideia?

Algumas pessoas optam por esconder o número de seguidores no YouTube. Fazê-lo, no entanto, tem os seus prós e contras.

Os prós de esconder os subscritores no YouTube

Esconder os subscritores tem alguns benefícios chave e pode ajudá-lo a concentrar-se em fornecer conteúdos valiosos. Abaixo encontra as três maiores vantagens de não deixar que outras pessoas vejam os seus seguidores.

As pessoas podem levá-lo mais a sério

A maioria dos canais YouTube falham, e uma das maiores razões é porque alguém se aborrece ao fazer o upload de vídeos regularmente. Se tiver uma pequena contagem de subscritores e as pessoas virem que não tem muitos vídeos no seu catálogo, elas podem não o levar a sério.

- Advertisement -

Vai notar isto quando falar com outras pessoas sobre o YouTube. Se lhes disser que acabou de iniciar um canal ou declarar as suas intenções, poderá ver algumas pessoas a gozar consigo ou a ignorar as suas ambições.

Os seus primeiros dias a tentar fazer algo, especialmente se nunca assumiu um grande projeto antes, são muitas vezes desanimadores. No entanto, a única maneira de enfrentar este sentimento é comprometendo-se com o crescimento do seu canal e mostrando o que pode fazer através dos seus resultados.

vídeo do YouTube, YouTube para Android vídeos

Se esconder a sua contagem de subscritores, poderá descobrir que os potenciais subscritores o levam um pouco mais a sério – e que eles escolhem clicar no botão vermelho sem passar pelo seu catálogo.

Mais confiança

Independentemente de estar certo ou não, muitas pessoas fazem julgamentos nas redes sociais com base nos números. Se alguma vez escondeu os gostos no Instagram, pode ter notado que as pessoas prestam mais atenção ao conteúdo – mesmo que elas não o sigam.

Da mesma forma, pode ter pensado duas vezes em comprar os bens e serviços de uma empresa se tiver notado que os seus perfis nas redes sociais têm apenas algumas centenas de seguidores. Números maiores equivalem a níveis mais elevados de confiança e experiência.

YouTube ver vídeos

Se não tiver uma grande base de subscritores no YouTube, provavelmente descobrirá que muitos utilizadores não confiam em si – mesmo que o que diz nos seus vídeos seja válido e valioso. Até ter pelo menos 1.000 subscritores, esconder a sua contagem de subscritores pode dar às pessoas mais razões para confiarem em si.

Criar Conteúdo de Melhor Qualidade para o Seu Canal

Não ter muitos assinantes no YouTube pode ser desanimador, especialmente se souber que o que dá ao público é muito valioso. Se comparar constantemente o seu canal com outros que já existem há mais tempo, pode sentir-se ainda pior.

Esconder a sua contagem de subscritores não vai resolver todos estes problemas. Ainda assim, pode pelo menos concentrar-se em produzir conteúdo de melhor qualidade – tanto visualmente como informaticamente. Como os utilizadores não podem ver o seu número de subscritores, pode acreditar que eles se vão juntar a si pelos melhores conteúdos e não porque tem muitos seguidores.

Os contras

Esconder os seguidores, por um lado, tem vários benefícios associados. No entanto também terá de lidar com alguns inconvenientes.

Ainda pode ver a sua contagem de subscritores

Quando esconde a sua contagem de subscritores no YouTube, os outros não vão saber. No entanto, o criador do canal sabe sempre. Como tal se o objetivo era não sentir-se tão mal com o que está a conquistar, ele cai por terra. No entanto, pelo lado positivo, pode utilizar estas estatísticas como motivação para alcançar o próximo nível.

Falta de transparência

Construir uma audiência no YouTube partilha muitas semelhanças com o crescimento da sua presença numa plataforma de streaming ao vivo. Se quiser que as pessoas voltem ao seu conteúdo, a confiança é um dos aspetos mais cruciais.

Se é um pequeno criador, mas está aberto a querer melhorar e publicar conteúdo a longo prazo, muitos seguidores apreciarão a honestidade. E enquanto alguns utilizadores podem confiar mesmo que esconda os seguidores, outros não vão apreciar a sua falta de transparência.

Não há aqui uma abordagem certa ou errada; terá de decidir se vale a pena o risco.

Pode afastar as pessoas

Quase todos os grandes canais do YouTube mostram o número de pessoas subscritas. Ao esconder a sua contagem de subscritores, tem de se colocar no lugar do seu público. Se já tivesse muitos utilizadores a segui-lo, provavelmente não sentiria a necessidade de tornar o número privado. Assim, pode, sem querer, afastar as pessoas.

YouTube para Android à

Começar um canal YouTube não é tão fácil como muitos o conseguem fazer. Você precisa de fazer um esforço significativo nos seus primeiros anos para fazer as coisas funcionarem, e terá de lidar com outros que não se preocupam com o que você faz até que eventualmente o faça grande.

Esconder a sua contagem de subscritores pode remover muito do stress inicial que possa sentir e pode impedir as pessoas de se afastarem do seu canal só porque você tem um pequeno número de seguidores. Do outro lado, esconder a sua contagem de subscritores também pode adiá-los. Você precisa de considerar cuidadosamente qual é a abordagem certa para si.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.