Há alguns dias atrás, referi que o IPTV Pirata está com níveis de popularidade completamente absurdos em Portugal. Estive sentado com 7 companheiros de viagem, e dos 7… Todos, de uma forma ou outra, tinham IPTV Ilegal.
Claro que justificações há muitas. Os serviços legais são extremamente caros, e por isso, muito difíceis de pagar para o mais comum dos Portugueses. Mas isso interessa pouco no grande esquema das coisas, e como tal, lá fora, já há quem seja multado, e por vezes até preso.
Ver IPTV pirata vai sair caro? Multas (pesadas) a caminho!
Portanto, apesar de ser completamente normal em Portugal, não é novidade para ninguém que ver IPTV Pirata é algo arriscado. Dito tudo isto, depois de várias estratégias com diferentes níveis de eficácia, Itália tornou-se no primeiro país europeu a aplicar multas diretas a quem consome este tipo de conteúdos.
Como estão os valores? Depende da gravidade, e como tal, começa nos 150 euros. Mas aqui é que a coisa fica com alguma piada. Porque 150€ até poderá acabar por compensar, se for apanhado uma ou duas vezes durante um ano. Basta olhar para o valor que tem de pagar em Portugal para ver futebol ao longo de uma temporada (600~700€). Por isso, quantas mais vezes for apanhado, pior vai ser a multa. O limite máximo é 5 mil euros.
Isto marca um novo capítulo no combate à pirataria!
Aliás, as multas começaram a cair. A Guardia di Finanza, a força especial ligada ao Ministério das Finanças italiano. Anunciou que 2.282 pessoas foram multadas por acederem a um serviço de IPTV ilegal. Curiosamente, é um serviço que já não está ativo desde 2023.
Mais estão a caminho, porque a investigação continua.
Portugal a seguir o mesmo caminho?
Para já… Não!
Portugal é uma realidade completamente diferente. Mas, é apenas uma questão de tempo. É demasiado fácil vir conteúdo premium através de uma subscrição pirata. Por isso, eventualmente, vamos ver coisas muito similares por cá.